Empreender exige ser um pouco inconsequente
Eu devo ser o cara que conheço mais contra todo esse discurso de que o empreendedor é um herói, vejo que ser empreendedor é um caminho natural que nossas carreiras tomam e que abraçamos por que queremos, não é um chamado dos deuses nem nada, é uma profissão como qualquer outra. Também sou contra a ideia de que o empreendedor é um “louco”... acredito que gente de todo tipo pode empreender e que não tem nada de loucura nisso... como falei ali... é um caminho natural que algumas carreiras tomam.
Porém algo que observo bastante no meu dia a dia é que as vezes é necessário seguirmos nosso feeling e ser um pouco inconsequente.... arriscar... fazer o que precisa ser feito.. isso que vai diferenciar uma empresa que vai estagnar para uma que vai crescer, pois um movimento natural de todo mercado é que se você fica parado... você quebra.... simples assim.
Pode observar.... hoje em dia é bem pouco comum ver uma empresa mais ou menos sobreviver muito tempo.... preste atenção quando você andar na rua, é muito comum as empresas fecharem, abre outra e fecha... e o problema nem é fechar mas fechar pela inercia de não fazer nada enquanto a concorrência voa.
Há alguns anos atrás uma empresa de alguns amigos meus trocou de prédio, tinha uma sala pequena e precisava de mais espaço... deram uma tacada alta demais, mas com um potencial muito grande... falei para uma pessoa próxima... “ou eles ficam milionários ou quebram... não tem meio termo”.. bom... eles quebraram... mas valia o risco.
Não quero defender aqui que as empresas devem fazer loucuras, mas defendo que não fazer nada é o pior dos mundos, usando novamente o exemplo acima.. ir para um prédio que comia 20% do seu faturamento era um erro.. mas ficar no imóvel onde estavam também era um erro.. iriam quebrar da mesma forma, mas tem um meio termo ai que precisava ser observado e abraçado.
Conversando com um cliente esses tempos, ele me falou “já quebrei uma vez por que fiquei para trás e meus concorrentes me engoliram.. não vou fazer isso novamente”. A ideia é justamente essa, você precisa analisar sua concorrência e não pode ficar para trás... se necessário você vai precisar arriscar algumas coisas senão isso será fatal.
Como trabalho com marketing, escuto muito o famoso “o faturamento está ruim, vou esperar crescer pra dai fazer marketing” isso é uma falta de visão monstruosa, o caminho é o contrário, você precisa do marketing para seu faturamento crescer... do contrário você conta com o acaso. O que sempre falo para meus clientes é que o que é deixado de investir no começo a conta é cobrada no futuro... sai muito mais caro para arrumar lá na frente e as vezes não da tempo, dai não adianta reclamar da crise, do PT ou de qualquer outra coisa... você quebrou por sua culpa.
A verdade é que ser empresário exige visão e exige ter pulso para segurar os problemas, vemos muita gente empreendendo sem isso e não é difícil saber o futuro delas.
Precisamos olhar para o todo, é essencial.