Empreender raiz é uma ação individual #12

Empreender raiz é uma ação individual #12

O ato de empreender é empoderador, é o processo de idealizar uma solução para chegar a uma solução, criando um produto ou um serviço com as próprias mãos. É uma ação individual, alguém se motiva a resolver sozinho ou compartilha com um grupo.

O empreender raiz cria cultura, fortalece a história da humanidade e comunidades, mantendo tradições. TUDO O QUE É IMPORTANTE PARA UMA SOCIEDADE SADIA. Diferente do que foi e é praticado desde que começou a escravidão, antes mesmo da escravidão negreira, o ato de se apropriar do conhecimento e habilidade de artesãos, criando uma cultura da EXPLORAÇÃO e ocultação de quem realmente produz e trabalha arduamente.

Por qual motivo isso não está sendo cultivado?

Simplesmente, porque a ignorância (o ato de ignorar fatos) limita a visão da maioria das pessoas, criando preconceito com a função dos trabalhadores braçais, artesanais e prestadores de serviço. A escravidão criou esse rótulos, fazendo com que criasse uma imagem de inferioridade para quem fizesse esses trabalhos. O que é injusto e mentiroso.

Dominar uma técnica artesanal é o principal passo para empreender, para desenvolver um produto ou serviço. Como pode algo tão importante ser desconsiderado? Por qual motivo existe o profissional #InvestidorAnjo, a pessoa que tem dinheiro para investir em ideias valiosas? O Investidor Anjo não é idealizador, só com o dinheiro não consegue fazer mais dinheiro.

É bom sempre repetir, dinheiro é representação de VALOR, riqueza é o que gera o valor. É por esse motivo que a base desfavorecida é tão importante, eles ajudam a gerar riqueza para o país. Mas não vão receber o valor que merecem. Isso acontece desde a escravidão.

Iniciar um negócio, a prática do empreender, inicia pelo (auto)conhecimento. Saber cuidar de si e da própria casa, entender as próprias dores, isso deveria ser o óbvio no processo de desenvolvimento humano. Infelizmente, são temas que muitas pessoas só abordam quando são adultas. Quando já estão vivendo conflitos graves e não sabem nem como vão lidar com suas dificuldades.

O corpo humano é uma tecnologia ancestral e principal. Antes de existirem as máquinas (as tecnologias modernas) e tecnologias digitais, o corpo humano serviu e serviu como base para novas criações.

Nada se cria, tudo se copia, se transforma e se recria. Depois da roda não se inventou mais nada. Por qual motivo? Tudo é feito na tentativa de superar o ser humano.

Temos duas correntes para a evolução social, os que carregam o ranço de 1500 que querem evoluir apenas para anular o ser humano no processo para adquirir mais dinheiro. E existe a corrente dos que buscam a evolução como forma de ajudar o ser humano a produzir de forma mais consciente e facilitar processos.

Um lado foca na exploração e anulação de pessoas e o outro lado em desenvolver as habilidades do ser humano, para que possa melhorar sua condição física, mental e espiritual.

A maior parte das "inovações", atualmente, é baseada na autodestruição do motivo principal de haver motivação do desenvolvimento social. É dessa maneira que o capitalismo sofre o risco de se autodestruir. Tentando anular o que há de mais importante no processo de evolução. Por trás de todo projeto de tecnologia tem um ser humano conduzindo ou manipulando. Não existe a chance de uma máquina construir máquina, pois a máquina depende de seu criador para se alimentar de conhecimento.

Só o ser humano é capaz de propagar a própria história, seguindo suas raízes. Máquinas não tem herança, elas tem programação feita por humanos.

Para entender esse teatro do empreender é preciso entender processos, história da humanidade e conhecer os atores responsáveis pelos processos. Questiono, a raiz do empreender pertence a quem tem dinheiro ou a quem tinha ou tem habilidade de produzir algo?

Ao longo da história da humanidade pertenceu a quem dominou a NARRATIVA. A exploração de pessoas foi a base para que algumas pessoas se tornassem "ricas". Ninguém faz dinheiro sozinho em grande volume. Dinheiro não faz dinheiro. Pessoas fazem e representam VALOR. Por qual motivo reconhecimento social é tão valioso? Quem determina VALOR são as pessoas, quando seguem apoiam certas figuras que ganham destaque. Quando consomem produtos e serviços, quando super valorizam ou desvalorizam uma PF ou uma PJ.

Quais são as empresas que estão baseando seu desenvolvimento na evolução de seres humanos? Quais estão baseando sua evolução apenas para que tenham mais lucros? As empresas que seguem o caminho de apenas focar em lucro e diminuem drasticamente a participação de pessoas no seu processo estão próximas a fracassar, a fechar suas portas.

Os seres humanos se conectam verdadeiramente com outros seres humanos, criam e perpetuam histórias. Máquinas limitam essa evolução. É por isso que a arte e o artesanato são tão importantes para o processo de evolução social. É como tudo começou e começa.

Uma ideia, um modelo ou protótipo e a união de pessoas que fazem com que um empreendimento cresça. Apoiar iniciativas que priorizem pessoas é manter o equilíbrio social. É respeitar os indivíduos que estão ocultos no processo de produção e perpetuar a história dos que vieram antes de nós.

No universo da moda, a evolução tecnológica quase não ocorreu grandes evoluções e em algumas funções está longe de acontecer. O produzir artesanal é o grande diferencial. Muitos processos para a produção de uma peça de roupa podem ser feitos por máquinas, mas os acabamentos e detalhes, o que torna algo EXCLUSIVO e ÚNICO é um processo manual.

Já viu alguma máquina de crochê que faz flores, por exemplo? Não conheço. Isso me faz detentora de uma tecnologia ancestral, isso me faz importante. Faço algo que não será substituído por uma máquina, falar desse tema me faz especial.

Todo corpo humano é uma tecnologia, como você está tratando da sua tecnologia? Como tem cuidado da sua alimentação, tempo de descanso, práticas de atividades para desenvolver física, mental e espiritualmente? O acúmulo de dinheiro não resolve todas as necessidades do corpo humano. É a relação que criamos entre as coisas e pessoas que determinará o que será bom ou não.

Qual é a importância do trabalho artesanal nas nossas vidas? É a base do empreender individual e coletivo. Através do fazer com as próprias mãos, trabalho minha mente e habilidades motoras. Crio algo exclusivo, que pode gerar valor em diversos outros produtos. Empreender com as próprias mãos é se empoderar. E pode se tornar uma forma de empreender, vender produtos, se outras pessoas tiverem interesse. Se outras pessoas decidirem FORTALECER o serviço ou produto do artesão ou pequeno produtor. Fortalecer um pequeno negócio é perpetuar a história da humanidade, a história dos que vieram antes de nós.

Sorte

Meu início como empreendedora-crocheteira iniciou com aplique, eu fazia flores e fui aprendendo diversos modelos e tipos de plantas. Inspirada na natureza, o "amuleto da sorte", fiz vários trevos de quatro folhas. Que serviram para enfeitar diversos tipos de produtos (bolso de shorts, cartão para presente, bolsinha porta trecos).

É a criatividade e o jeito de cada um que cria algo único e especial. O artesanato me ensinou a desenvolver soluções, para solucionar as minhas necessidades e muitas vezes inspirar outras pessoas a fazer o mesmo. É um processo natural da vida.

Aprendi com a minha tia a crochetar, a buscar soluções emocionais através dos momentos terapêuticos com técnicas artesanais. Essa é minha melhor herança, isso me ajuda a ganhar dinheiro.

Quem não nasce em família rica tem que aprender a se virar, não vai conseguir dinheiro de forma fácil, ninguém dá dinheiro de graça. E daí, o tempo e o desenrolar das experiências, vamos aprendendo como o dinheiro aparece.

Tenho limites para fazer dinheiro, quem não nasceu como favorito tem que saber bem de seus limites para não pirar. Como já modelei, em algumas fases difíceis, sem grana, escutei demais "você tem como conseguir dinheiro rápido e fácil", sugestão para que vendesse meu corpo.

Tenho uma regra, que costumo repetir sempre que alguém insinua algo do tipo... SÓ NÃO VENDO O CORPO E A ALMA, o resto negócio. Sou muito GRATA a minha ancestralidade que me deixou esse dom e/ou talento de saber produzir soluções sem perder meu valor, minha dignidade.

A vida é feita de escolhas, saber nos próprios limites e deixar isso claro é o melhor caminho pra viver bem e criar ambientes saudáveis para nos desenvolvermos.. 

O aplique de trevo de quatro folhas está disponível na minha loja elo7.


Quem quiser conhecer minhas ilustrações digitais, estão disponíveis no site da Galeria9 ou Colab55.  Minha loja de artesanato no elo7 está on, acabei de compartilhar as últimas mandalas que fiz. Quem quiser algum trabalho exclusivo de ilustração ou crochê, envie uma mensagem no privado ou deixe nos comentários do post.

Para quem não leu as newsletters anteriores, acesse aqui.

Quem quiser me acompanhar no IG - @soumichellecruz e @mistturacriativa.

Caso queira me apoiar de alguma maneira como criadora de conteúdo, aceito Pix - michellecruz.rp@gmail.com, de qualquer valor ou envie um e-mail com informações de outros tipos de colaboração.

Curte, comente e compartilhe para que mais pessoas possam refletir.

Beijos de luz,

Michelle Cruz

(Se a luz não iluminar o seu caminho que, pelo menos, fulmine as ideias ruins)

#esg #diversidadeeinclusão #tecnologiasancestrais #tecnologia #empreendedorismo #empreendedoraraiz

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos