A empresa não sabe o que quer comigo. E você, sabe o que quer com a empresa?

A empresa não sabe o que quer comigo. E você, sabe o que quer com a empresa?

Esse tema veio de um encontro com um colega de trabalho há mais de 5 anos atrás, e essa semana estava resgatando esse episódio, pois muita gente me procurou e comentou sobre estar sem direcionamento profissional na empresa.

Nesse artigo, quero fazer um convite para um olhar para dentro e não para o universo empresarial ok?!

Foi interessante pois esse colega veio todo chateado me procurar para conversar e fez a seguinte afirmação: "Estou muito desmotivado aqui na empresa." E logo eu perguntei o que fazia ele estar desmotivado e ele veio com a frase: "A empresa não sabe o que quer comigo." e em companhia dessa frase várias reclamações que ao meu entender não faziam sentido, sem ele conectar a resposta da pergunta: "você sabe o que quer com a empresa?". Ele não sabia a resposta e ficou a pensar por várias semanas e depois conversamos e veio a seguinte afirmação: "eu quero um cargo de posicionamento de gerência e se possível de experiência nacional e internacional". Pude acompanhá-lo em diversas ações dentro e fora da empresa, inclusive uma delas foi um intercâmbio internacional para o desenvolvimento e fluência do inglês e sem falar do sorriso no rosto por ter ganhado sentido para com a empresa, e principalmente, consigo mesmo, e sem falar que em menos de um ano veio um cargo de gestão.

E aí eu pergunto, foi porque caiu do céu ou porque ele construiu essa oportunidade?

Pois bem ... acredito que ganhamos sentido nas nossas profissões, atuações, empreendimentos, nos nossos negócios quando conseguimos compreender o que queremos com aqueles cenários. E aqui, não estou falando dos grandes sonhos, grandes propósitos, mas sim de darmos sentido com as situações as quais estão presentes no nosso momento e fazer delas um objetivo com metas e pequenos passos para que aos poucos, dia a dia, vá ganhando forma para um projeto aí sim com uma profundidade e tamanho maior.

Agora, ficar sem motivação é estar sem motivo para a ação. Portanto, se a ação está paralisada é porque está sem um motivo para agir. E se está sem motivo para agir, muito provavelmente você não tenha parado para fazer algumas perguntas à si mesmo. Nessa hora, é muito necessário se conectar com a sua essência, com quem você é, com quem você quer se tornar. Sabe aquele encontro com você mesmo?!

Dentro dessa perspectiva, o meu colega quando ficou em suas semanas de reflexão, se permitiu fazer várias perguntas e uma delas me chamou muita atenção a qual compartilhou comigo, que foi a seguinte: "o que eu posso aproveitar nesse momento na empresa que eu possa fortalecer a minha liderança para com ela, eu tomar contato com as minhas próprias dificuldades/sombras?"

E com essa pergunta ele criou um projeto em parceria com a área do LEAN da empresa para transformar orçamentos os quais estavam adormecidos em vendas promissoras por meio de boas perguntas em resgate de comunicação com os clientes potenciais. Claro que teve que estudar o nicho empresarial de cada potência e outras mais ações estratégicas. Mas o que quero ressaltar aqui é, o sentido que ele ganhou com esse processo e a atitude a qual ele teve frente a todo esse cenário que foi tomando uma proporção de preenchimento, admiração e reconhecimento.

Lembro-me muito bem que, por diversas vezes ele pronunciou em se lançar ao mercado para tentar uma outra empresa. Será que precisamos mesmo de outra empresa ou estamos precisando nos dar uma nova oportunidade de enxergar-nos?

Outro ponto que quero elucidar é que a dificuldade que vejo é as pessoas conseguirem construir boas perguntas, perguntas que fazem conexões com cenários as quais estão vivendo em ponte com o que elas tem de forças, competências, experiências positivas com o que elas desejam, querem construir para si. E aí é que muitas se perdem, ficam muitas vezes na roda gigante da tomada de decisão, saio da empresa ou fico?

Cada caso é um caso. Mas antes de prosseguir em uma nova recolocação no mercado, entender o que de fato está te movendo e se esse motivo pode ser encontrado onde está no momento e até quando.

E esse meu colega?! Eu sei que continua na empresa e construindo a sua carreira por lá!

Eu sei que parece óbvio o que estou trazendo aqui, mas uma coisa eu aprendi: Se essa mensagem não fez sentido nenhum para você, é porque simplesmente você não está precisando dela, mas se fez, então não é óbvio! Desfrute o melhor do que ela pode te oferecer!



Karínä V.

Gestão em Controladoria [Controles Internos, Financeiro, Contábil] | Portfólio Profissional

6 a

Excelente reflexão! 👏🏽👏🏽

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos