Empresas brasileiras de porte médio abraçam a inteligência artificial e impulsionam a inovação
Gerado com IA | Copilot Designer

Empresas brasileiras de porte médio abraçam a inteligência artificial e impulsionam a inovação

A inteligência artificial (IA) está deixando de ser ficção científica e se tornando uma realidade cada vez mais presente no dia a dia das empresas brasileiras, especialmente entre as de médio porte.

Em um artigo publicado recentemente, o professor associado da Fundação Dom Cabral, Carlos A. Primo Braga, destaca exemplos de como essas empresas estão utilizando a IA para otimizar processos, impulsionar a produtividade e alcançar novos patamares de sucesso.

Democratizando o acesso à IA

Um dos pontos mais relevantes nesse cenário é a democratização do acesso à IA. Apesar dos altos custos de desenvolvimento de um LLM (Large Language Model), ferramentas e plataformas acessíveis possibilitam que empresas de todos os portes explorem o potencial dessa tecnologia.

Casos de Sucesso

Diversos exemplos ilustram como a IA está sendo utilizada de forma inovadora pelas PMEs brasileiras. A Codex, por exemplo, utiliza a IA para estruturar e organizar dados, viabilizando seu uso em plataformas de IA. Em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, a empresa está utilizando essa tecnologia para identificar áreas afetadas por enchentes e estimar os custos de reconstrução.

Outro destaque é a TDS, que desenvolveu uma plataforma que permite a colaboração entre pessoas e assistentes inteligentes para aprimorar a qualidade dos debates. Essa plataforma já foi utilizada pela iniciativa Imagine Brasil da Fundação Dom Cabral na produção do eBook "Inteligência Artificial e a Produtividade no Trabalho".

O SENAI de SP também está utilizando a IA para auxiliar na tomada de decisões de empresas industriais, identificando vagas de emprego disponíveis por região e analisando dados sobre pressão salarial e turnover.

IA na prática: iFood e a otimização da experiência do cliente

O iFood é um exemplo emblemático do uso da IA para impulsionar a experiência do cliente. A empresa utiliza algoritmos para identificar áreas com demanda não atendida por restaurantes e disponibilizar essas informações para expandir oportunidades comerciais.

Além disso, o iFood desenvolveu um algoritmo que pode ser integrado ao WhatsApp, permitindo que os clientes operacionalizem listas de compras com base em seus históricos.

Transformação para o setor de saúde

O setor de saúde também está se beneficiando da IA. Uma operadora de saúde está utilizando a tecnologia para identificar fraudes, desenvolver jurisprudência padrão nas interações com beneficiários e emitir predições sobre condições de saúde,internações e reinternações.

Desafios e oportunidades

Apesar do potencial transformador da IA, ainda existem desafios a serem superados, como a falta de mão de obra qualificada, a necessidade de investimento em dados e os riscos associados à regulamentação jurídica ainda em desenvolvimento.

Dentre esses desafios, um dos maiores é a organização dos dados, pois a diversidade de fontes acaba por exigir grandes investimentos em soluções de captura, transformação e armazenamento desses dados. Mas plataformas, como a da Skyone, vem ajudando em muito nessa jornada, uma vez que a ferramenta, de maneira simples e de baixo custo, é capaz de lidar com toda a cadeia, desde as aplicações geradoras de informações até a disponibilização do dado de maneira estruturada, normalizada e sanitizada para consumo das soluções, não só de AI, mas também de ML e Dataviz.

A inteligência artificial abre um leque de oportunidades para as empresas brasileiras de médio porte. Ao adotar essa tecnologia de forma estratégica, essas empresas podem otimizar processos, impulsionar a produtividade, alcançar novos clientes e se destacar no mercado.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paulo Vieira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos