Empresas e Profissionais precisam ser aliados
87% das empresas não possuem o profissional necessário para o futuro.
McKinsey & Company 2022
Por qual motivo esse número é tão grande?
Será que é porque as pessoas não estão protagonizando suas carreiras?
Porque as pessoas não estão engajadas?
Porque estão ganhando bem menos do que deveriam?
Porque as empresas estão cada vez mais resistentes ao novo e as adaptações?
Que tipo de análise poderíamos fazer sobre os dias atuais para depois chegarmos ao futuro?
O que não está sendo feito hoje que vai refletir facilmente no futuro, seja pelas empresas ou pelos profissionais?
Não é simples fazer uma análise rápida de empresas e profissionais porque as empresas são diferentes demais e os profissionais também, tem empresas utilizando a tecnologia para analisar dados, na rotina diária das equipes, tem outras que nada fazem.
Recomendados pelo LinkedIn
Por outro lado, tem profissionais se esforçando na medida do possível para aprender o que não conheciam e melhorar aquilo que já conhecem, tem outros que nada fazem.
Então precisamos começar falando de algo que é o motivo de ambos os lados, o dinheiro.
Uma análise simples e rápida sobre o salário, mostra que o que é praticado hoje como sendo um bom salário, já era visto nos anos 2000 como um salário mediano, só que as pessoas foram sendo substituídas com o passar dos anos, hoje os jovens olham esse mesmo salário como uma evolução na carreira.
Dos anos 2000 para os dias de hoje, muita coisa mudou, as empresas já aumentaram muito, seus produtos e serviços. O que nos leva a pensar que seu lucro também aumentou.
O grande ponto de convergência entre empresas e colaboradores está no pouco tempo que os jovens levam para reanalisar sua carreira e perceber que estão recebendo pouco pelo trabalho que fazem e mudam de empresa facilmente, ou seja, essa virada de chave do profissional tem como consequência, a necessidade de contratação de outro profissional, e que nem sempre estão qualificados como aquele que acabou de se desligar, esse ponto é um desafio e tanto para as empresas.
Ficar pouco tempo em uma empresa e sair por causa do salário, causa uma instabilidade grande para o profissional, então essa não é a melhor alternativa, porém, ficar muito tempo dentro de uma só empresa sem promoção e aumentos por produtividade também não é interessante.
O ideal para os dois lados seria uma reanalise dos profissionais anualmente, seja pela produtividade, criatividade, interação, compromisso e interesse, e aumentar seus salários acima do índice de reajuste salarial.
Ao analisar a pesquisa acima, me vem na cabeça uma outra questão, se 87% das empresas não possuem o profissional necessário para o futuro, quantas empresas estão prontas para profissionais que se preparam mais, entregam mais do que se pede, porem exigem mais em relação a reconhecimento, por promoções e aumentos salariais?
Quando pararmos de analisar e pesquisar somente um lado da moeda, talvez poderemos contribuir para ambientes mais leves e agradáveis de se conviver e acreditar.
Por Marcelo Salvo