Empresas Mecânicas x Empresas Orgânicas
Tanto se fala nesse assunto e pouco se entende a mensagem que cada modelo de empresa quer passar.
Empresas no modelo mecânico, estão ficando cada vez mais defasadas, pessoas são vistas como peças substituíveis , e as pessoas não se importam umas com as outras.
Como o objetivo e o foco estão apenas focados para o lucro, a consequência é que não importa os meios em que são conseguidos os resultados, com tanto que eles cheguem.
Isso acaba gerando muitas vezes um mal-estar e a uma gestão que é orientada pelo ganha – perde, sendo assim, para a empresa ganhar alguém precisa perder.
Já na empresa orgânica o modelo de administração é completamente diferente, os profissionais são vistos com valor, e cada colaborador é visto como único.
Esse modelo de administração fica leve, agradável, com os profissionais cada vez mais motivados e dispostos a contribuir por uma empresa melhor e consequentemente com mais lucros. As pessoas se importam umas com as outras. Os líderes se importam em desenvolver, e não em somente ganhar, ganhar e ganhar.
A preocupação que essas empresas tem com seus colaboradores, vai muito além do lucro que eles possam dar, dos impostos que eles vão pagar, existe uma preocupação com o emocional, físico, mental e espiritual, ou seja, preocupação com o ser como um todo.
Por todos quererem o bem comum, o engajamento é maior pois aí se aposta no ganha ganha 😉.
Fonte inspiradora: Luiza Helena Trajano - Artigo de junho/julho 2017.