EMPRESAS PLANAS E FLUÍDAS NA SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

EMPRESAS PLANAS E FLUÍDAS NA SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Nos últimos anos com o crescimento das startups, e principalmente de empresas de tecnologia e outras, novos desafios nas configurações destas organizações foi a tônica de nossos trabalhos na área de consultoria de gestão de pessoas. Essas empresas com uma geração mais jovem no comando, com um fit cultural diferenciado (capacidade de uma pessoa adaptar aos valores e propósito de uma empresa), e na ânsia de buscar o rápido crescimento (escalar os negócios),  tivemos juntamente com esses novos gestores de buscar novas formas de arranjo organizacional, visando respostas adequadas a estes negócios, e especialmente, na alocação adequadas das pessoas dentro destas organizações.

Um dos modelos comuns adotados são as empresas em formatos  com estrutura celulares que incorporam qualidades e características típicas de um ser vivo, respondendo com rapidez e flexibilidade às necessidades dos negócios do mundo externo, usando tanto a razão e a intuição nas decisões e enfrentando as dificuldades do dia a dia de forma criativa. Um grande desafio foi estruturar as trilhas de carreira de desenvolvimento em papéis e não mais em cargos. A configuração dos Plano de Papéis, Carreiras e Salários são estruturados em papéis e não mais nas tradicionais estruturas de Cargos e Salários que conhecemos. É uma grande mudança do mindset (modelo mental) das pessoas. PAPEL: Um papel é um conjunto de responsabilidades, atividades e autoridades concedido a uma pessoa ou time. Papéis são definidos nos processos. Uma pessoa ou um time pode ter múltiplos papéis.

Além disso nestas empresas a liderança é compartilhada e não existem cargos, e sim papéis que cada colaborador deve executar. Algumas profissões, cargos e funções desaparecem rapidamente no mundo atual, outras estão sendo reinventadas e outras ainda surgirão em breve. O modelo celular faz com que o reportório de competências dos colaboradores seja atualizado quase de forma permanente através do papel que ele executa, visando adequar os desafios das pessoas dentro da organização de forma contínua para as rápidas respostas ao mercado externo.

É importante ressaltar em relação aos cargos de liderança que o papel do líder mudará completamente exigindo deles novos atributos do tipo: auto desenvolvimento e autoavaliação honesta e permanente, a necessidade de ver o invisível e ouvir o inaudível, inspirar pelo exemplo, manter a tranquilidade nas tempestades, tirar tendências de situações adversas e paradoxais, sabendo equilibrar os aspectos quantitativos e qualitativos de uma ação empresarial, agindo com genuíno interesse pelas pessoas e por tudo que é vivo, e ter foco em resultados no limite do humano possível. As lideranças passam a ser integradora de células no seu papel dentro da organização. Nestas empresas também não fala em áreas ou departamentos, já que o modelo celular é predominante e integrado na organização como um todo. É um desafio e tanto quebrar as tradicionais e arraigadas caixinhas organizacionais e passar para o modelo celular. É preciso quebrar vários paradigmas do passado, passando a empresa por transformações brutais impactando a visa pessoal e profissional de todos que trabalham neste tipo de organização.  

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de ANTONIO CARLOS CRUZ

  • O QUE É E PARA QUE SERVE UMA TRILHA DE CARREIRA?

    O QUE É E PARA QUE SERVE UMA TRILHA DE CARREIRA?

    Uma trilha de carreira é um conjunto de diretrizes, orientações e oportunidades de desenvolvimento profissional que uma…

    2 comentários
  • O DESAFIO DO RH ESTRATÉGICO

    O DESAFIO DO RH ESTRATÉGICO

    Atualmente temos muitas demandas de nossos clientes para implementação do RH Estratégico. É quase um mantra a fala dos…

  • DIAGNÓSTICO INICIAL DO PCCS (PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS)

    DIAGNÓSTICO INICIAL DO PCCS (PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS)

    Vamos iniciar uma série de artigos a respeito do processo de implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários em…

  • REMUNERAÇÃO NO DIA A DIA

    REMUNERAÇÃO NO DIA A DIA

    A Área de Remuneração (tanto fixa como variável) é uma das subáreas estratégicas da Grande Área de Gestão de Pessoas…

  • 80 ANOS DA CLT

    80 ANOS DA CLT

    A política trabalhista brasileira toma forma após a Revolução de 30, quando Getúlio Vargas cria o Ministério do…

  • ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE PESSOAS E RESULTADOS

    ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DE PESSOAS E RESULTADOS

    As empresas de forma geral têm busca incessante por resultados, metas a serem alcançadas, disputas de nichos de…

  • TERCEIRIZAÇÃO OU PRIMARIZAÇÃO. QUAL É O MELHOR CAMINHO?

    TERCEIRIZAÇÃO OU PRIMARIZAÇÃO. QUAL É O MELHOR CAMINHO?

    No início da década de 90, o livro “Competindo pelo Futuro” de Gary Hamel e do indiano C.K.

  • RH ESTRATÉGICO E RESULTADOS DE VALOR

    RH ESTRATÉGICO E RESULTADOS DE VALOR

    RH estratégico é um modelo de gestão de Recursos Humanos em que os profissionais são parte estratégica da empresa. O RH…

  • O DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS

    O DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS

    Umas das ações essenciais da área de Gestão de Pessoas e conseguir alinhar as LIDERANÇAS das empresas dentro de um…

    1 comentário
  • INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

    INOVAÇÃO NAS EMPRESAS

    A tônica nos negócios atuais são como as empresas devem buscar a inovação e criatividade em seus produtos ou serviços…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos