EMPRESAS PROCURAM GESTORES SEM FOCO

Estou cansada de ouvir o quanto ter foco é importante. Foco no cliente, no resultado, nas metas, objetivos e etc. Entretanto, não paramos para analisar o que essa mensagem significa. Estamos criando executivos com profundidade mas sem amplitude de visão, com apenas um referencial e um direcionador. O ideal é termos os dois, profundidade e amplitude. Quem disse que uma impede a outra? É como se fazer bem feito estivesse diretamente, ou melhor, exclusivamente relacionado a restrição. Quando restringimos nosso olhar para somente uma direção conseguimos entregar com qualidade, isso é o que eu chamo de pensamento restritivo. Nós precisamos conhecer e acreditar mais na capacidade humana, temos condição de olhar de forma ampla, para diversas direções e, mesmo assim, ou melhor, devido a esse olhar irrestrito é que seremos capazes de fazer o nosso melhor.

 

Ter foco no cliente é olhar apenas numa direção, para atender a demandas específicas, pois consideramos apenas uma perspectiva. Desta forma, como vamos surpreender? Como poderemos criar a demanda? Quando nos permitimos dispersar e somos capazes de levar o nosso olhar para outros lugares, criamos referenciais diferentes, que podem surpreender. 

 

Temos que parar de achar que dispersar é um problema e começar a descobrir as vantagens de termos olhares dispersos em nosso time. Dispersar é ser capaz de se deixar atrair pela diversidade de temas que a vida nos oferece, é levar o nosso conhecimento e buscar novas ideias em diferentes lugares. É o que vai nos transformar em executivos com uma maior e mais ampla riqueza de conceito, ideias e, consequentemente, de propostas mais diferenciadas.

 

Precisamos descobrir o valor dos profissionais com a capacidade de dispersar, pois eles podem agregar bastante para o nosso negócio, assim como os profissionais que têm foco. Não tenho aqui a intenção de desvalorizar esses profissionais, pois eles têm muito valor, o que já é conhecido por todos nós. O meu objetivo aqui é apresentar uma nova perspectiva, pois eu acredito que ter ambos os perfis em nosso time, certamente, vai nos fortalecer desde que saibamos reconhecer o valor de cada um deles.

Eliani R.

Coordenadora de RH no Grupo Seta Inspeção Veicular

8 a

Adorei!!

Ana. Belíssima reflexão em momento de país mais do que oportuno. Espero que ele seja discutido com profundidade no ambiente dos negócios. Parabéns

Boa Ana !!! Excelente artigo. Como estão as coisas ? Abraço.

Gostei... Reflexão maior sobre o assunto ...!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos