Empresas valorizam profissionais com "senso de dono"
Em um cenário econômico desafiador como o que enfrentamos, as empresas tendem a valorizar determinadas características pessoais (soft skills) dos profissionais que realmente contribuam para que a companhia atravesse este momento da maneira menos traumatizante possível.
Uma delas é o intraempreendedorismo ou "senso de dono", que trata-se da capacidade do profissional de se envolver genuinamente com o negócio da companhia, compartilhar e defender seu posicionamento tático-estratégico e perceber o impacto do seu trabalho no todo.
Tal característica traz uma série de benefícios para ambos os lados: o profissional e a empresa.
Veja mais sobre o assunto no vídeo abaixo gravado para a IstoÉ Dinheiro e foque seu desenvolvimento naquilo que as companhias realmente buscam em seus processos seletivos!
Felipe Brunieri
Diretor na CONEXIG LLC
6 aGiovanna Siqueira D.
Sênior em DHO- Digital - Serviços de Outplacement, subsistemas de Recursos Humanos; voltado ao Agronegócio, Industria e empresas prestadoras de serviços voltado para a pessoa Física e Jurídica.
7 aFelipe, me desculpe mais a grande maioria que tem senso de dono hoje, estão fora do mercado e se tornaram empreendedores. O que eu mais vejo são admissões baseadas em escolha de gêneros e na maioria das vezes desqualificam os profissionais formados em Universidades de primeira linha e ficam com os estudantes de EAD. A percepção que se tem que não é quem tem senso de dono porque nem para as entrevistas estas pessoas que estão fora do mercado são chamadas. Que avaliação é essa, e de onde você tirou essa informação?
RH - DHO:Cultura organizacional/Compliance comportamental-ESG /Universidade corporativa. Treinadora comportamental para a saúde mental nas relações de trabalho.
7 aSenso de dono? dono de suas atribuições, da função pertinente ao seu cargo. Esse senso de dono poderia ser bom se também aplicado ao servir a todos, no que puder ser útil . Mas esse senso de dono pode ser perigoso e nocivo se for confundido como dono dos outros, controlador de passos, hiper vigilante do ar que cada um respira! O senso de dono não pode ultrapassar os limites e invadir a liberdade do outro! Se esse senso de dono ocupar um lugar de terceiro na relação contratual do outro com o empregador, o resultado disso é o esgotamento coletivo e a perda de pessoas .
Coordenador de Materiais na CCR S.A. | Gestão de Equipes e Almoxarifados | SAP ECC-MM | Gestão Administrativa | Gestão de Contratos | Liderança | Gestão de Indicadores |
7 aGostaria de entender como uma empresa que tem em seus valores o senso de dono e mais de cinco mil funcionários consegue avaliar o senso de dono? Quais são os tipos de indicadores existentes para essa avaliação/constatação? Alguém poderia ajudar por favor? Pergunto para poder entender melhor como isso funciona de fato, pois na teoria é lindo dizer que valoriza mas na prática sabemos que na grande maioria das empresas não funciona, só fica no papel...
Corretor de imóveis na Zona Norte de São Paulo | Especialista em Negociação, Contratos, Fotografia, Vídeo, Drone, Edição Audiovisual, Arte, Design e Vendas | Corretor de Imóveis Credenciado
7 aExcelente.