Enchente no RS: com a baixa do Guaíba, a reconstrução começa

Enchente no RS: com a baixa do Guaíba, a reconstrução começa

Com o nível da água baixando, é possível estimar os prejuízos e, também, os trabalhos que virão pela frente

Após um mês de fortes chuvas, o nível do Lago Guaíba, no Rio Grande do Sul, chegou a 3,13 metros nesta sexta-feira, dia sete de junho. Com a baixa do nível da água, os prejuízos relacionados à infraestrutura podem ser estimados de maneira mais assertiva. Entretanto, além dos danos estruturais, o Estado também enfrenta uma paralisação econômica.  

Conforme noticiado pelo G1, mais de 94% dos setores econômicos do RS foram impactados pelas chuvas.  A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), por meio do presidente-executivo Venilton Tadini, alegou que a recuperação do Estado poderá levar uma década. 

A população média foi a mais economicamente prejudicada pela enchente. Dados da Defesa Civil do Estado, apurados na terça-feira, dia quatro de junho, contabilizam mais de 2,39 milhões de pessoas afetadas. Sendo que mais de 575 mil estão desalojadas. Dentre os 476 municípios atingidos, cidades como Estrela, no Vale do Taquari, foram orientadas a desestimular o retorno da população para determinados bairros, como o bairro Moinhos, que não receberá mais investimentos em energia elétrica, esgoto e equipamentos públicos. 

Órgãos privados no resgate às vítimas

Paralelo a atuação das entidades públicas, algumas empresas do setor privado auxiliaram diretamente no resgate de pessoas durante a enchente. Uma delas foi o Grupo Setup. Além de priorizar o resgate imediato dos seus mais de 700 colaboradores atingidos, a instituição também disponibilizou alimentação, apoio psicológico e ajuda na busca por abrigo. Os colaboradores de Santa Catarina, promoveram uma campanha interna de arrecadação de donativos para os colaboradores do Rio Grande do Sul que foram afetados. A empresa Evidency, com lojas em Criciúma e Içara, também contribuiu com a doação de roupas íntimas e pijamas. Os mantimentos foram reunidos na matriz, em Criciúma. O envio dos donativos ocorreu no dia 22 de maio. 

Além do apoio aos colaboradores, o Grupo Setup atuou no resgate da população em situação de risco. As equipes de eletricistas utilizaram os caminhões de manutenção em rede de distribuição para resgatar pessoas ilhadas em grande parte do Estado. Milhares de pessoas foram resgatadas pelos eletricistas do Grupo Setup durante o mês de maio. 

O pós-chuva

No dia 22 de maio, o Grupo Setup recebeu os eletricistas e os colaboradores administrativos no escritório de Eldorado do Sul, que voltou às atividades na data, pois o nível da água permitiu que o trabalho fosse retomado. Na ocasião, os colaboradores foram recepcionados pelos sócio-diretores da empresa, que reforçaram a mensagem de agradecimento e companheirismo durante este período de reestruturação. O momento também contou com muita cantoria e com a distribuição dos donativos arrecadados pela empresa.

Com a queda no nível do Lago Guaíba, locais antes submersos começam a reaparecer. A população começou a avaliar os danos causados pela enchente e, também, a limpar os destroços e a lama de suas casas. Por este fato, o Ministério da Saúde preparou uma lista de cuidados que devem ser adotados durante a limpeza das áreas atingidas, confiram:

  • Evite o consumo de qualquer alimento, mesmo lacrado, que esteve submerso;
  • Ao manejar entulhos, utilize luvas. Animais peçonhentos poderão estar abrigados no local;
  • Evite áreas alagadas que possuam fios elétricos expostos.

A sua integridade física é mais importante que qualquer bem material. Durante este momento de reconstrução, permaneça em alerta aos perigos que a lama pode trazer. Priorize sua segurança em todas as situações.

Grupo Setup. Feita de gente, a serviço das pessoas. 

Jadher Curvelo

Gerente de Operações; Facilities; Manutenção; Gerente Geral

7 m

Tudo vai dar certo! Conheci poucas pessoas da Setup, mas considerando estes poucos perfis sei que o trabalho de reestruturação será bem feito...Há muito trabalho para reconstruir o RS, porém há muita determinação de milhares pessoas realmente engajadas ajudando. Me solidarizo com a Setup e seu árduo trabalho de ajuda nessa reconstrução. Não há muito o que dizer...apenas dar todo suporte que pudermos para ajudar da melhor maneira...Desejo sucessona empreitada William Damiski, Eduardo Marques e demais colegas!

Márcio Braga

Instrutor - Administrador - Técnico em Eletrotécnica

7 m

O desafio de reconstruir é Grande, mas que nossa vontade de Superar seja maior ainda. 💪🏼💪🏼

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Grupo Setup

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos