Encontre o ponto de equilíbrio da sua empresa.
Meu falecido pai dizia: "tudo fica mais claro quando se sabe até onde tem que se chegar para alcançar a sua finalidade". Ele era professor, calmo,inteligente e equilibrado. Uma das coisas que me fez lembrar disso foi a quantidade de pessoas que perderam o emprego e resolveram investir num empreendimento, fazer disso a sua maneira de ganhar dinheiro, e depois se desesperaram, os cálculos não batiam, nada estava dando certo; a empresa não tinha o seu equilíbrio, a quantidade de vendas não sustentava as despesas e os custos do negócio, etc.
Há diversos fatores que levam uma empresa a falência, sendo um deles o desconhecimento do seu Ponto de Equilíbrio. Mas o que é o Ponto de Equilíbrio?
O Ponto de Equilíbrio é o momento em que os custos e as despesas totais da empresa é igual a receita total obtida da atividade da empresa. Ainda não entendeu? É a quantidade de itens que sua empresa tem que vender para conseguir pagar o total de custos e despesas, fixas e variadas. A partir dessa quantidade é que o empreendedor irá ter o lucro. A fórmula é simples: CF+DF/MC (custo fixo+despesa fixa/margem de contribuição).
Toda empresa necessita saber seu Ponto de Equilíbrio não só por prevenção, mas para informação e garantia de uma tomada de decisão acertada, afinal, as coisas se encaixam no seu devido lugar a partir de informações que possam agregar confiança.
Todo empreendedor que desconhece essa ferramenta com certeza poderá ter problemas e dúvidas em relação a clientes, tempo e quantidade de vendas, podendo até chegar a correr o risco de fechar seu negócio por falta de gerenciamento dessas informações. Para que isso não ocorra, é fundamental o uso e conhecimento dessa e das demais fórmulas fornecidas pela contabilidade.