Encontre uma oferta de trabalho em Malta
Se você está procurando uma oportunidade de emprego em Malta, e/ou uma recolocação profissional na Ilha, o primeiro passo é auto-analisar o seu CV, e colocá-lo no padrão Europeu para que as suas chances de uma possível entrevista seja maior e até mesmo fisgar aquela tão esperada vaga.
Já demos para você algumas opções de sites bons (que funcionam), na hora de procurar um emprego, caso você ainda não tenha visto, o nome da matéria é: Como trabalhar em Malta.
Agora vamos rever alguns sites bons que você deve se cadastrar para aumentar as suas chances de ser: "notado"!
E que tal o LinkedIn?
A famosa rede social para network empresarial, pode em muitos casos ser benéfica para os seus utilizadores em Malta, pois é um canal que permite a procura de trabalho e compartilha além dos currículos de professionais, dicas, ideias de cursos profissionalizantes, Congressos e obviamente anúncios que vai te ajudar a visualizar uma oferta de trabalho em Malta.
Um ponto bacana do LinkedIn são os grupos internos que podemos nos juntar, pois os debates são sempre de grande vália na hora de tomarmos alguma decisão e/ou até mesmo aplicarmos para alguma vaga específica.
Dica: Sempre deixe um comentário (pertinente) em uma das discussões, é uma forma de você se integrar com quem está no meio (Qi), e se conectar com pessoas da mesma área de atuação e/ou opinião que a sua.
Ps. A política de privacidade de LinkedIn é clara e fácil de entender, tem o objetivo de proteger os seus usuários, pois tem a opção de exibir o seu perfil completo se você escolher a opção aberta (geral), assim como em outras Redes Sociais, e também caso você queria dar um up grade em sua conta, é possível se cadastrar e pagar uma mensalidade para ser membro diferencial (existem duas categorias plus). Mas, com apenas o gratuito, suas chances são grandes.
A maioria das empresas na Europa recebem aplicações (CVs), apenas se estiverem no formato: Europass.
Hello??
O que é o Formato Europass?
Resumindo, é uma Comissão Europeia que faz conjunto com o Cedefop, nos quais organizam anualmente o "Fórum Europeu para a Transparência das Qualificações", que nada mais é a união dos parceiros sociais e os representantes dos Orgãos Nacionais de Educação e Formação. Há mais de 3 anos, foi criado um novo modelo de CV e editor Online, fornecendo aos trabalhadores na Europa diversas vantagens, entre elas: interface online mais amigável com uma visualização direta do documento anexado, novas rubricas de website pessoal, mensagens instantâneas e certificado de língua, nova legibilidade em fontes, fotos, tutoriais, vídeos e outras ferramentas.
Aqui o atalho para você fazer o seu CV no formato: Europass
Para fazer a sua Cover Letter. Ops, o que é CL?
O que é o Formato Europass?
Resumindo, é uma Comissão Europeia que faz conjunto com o Cedefop, nos quais organizam anualmente o "Fórum Europeu para a Transparência das Qualificações", que nada mais é a união dos parceiros sociais e os representantes dos Orgãos Nacionais de Educação e Formação. Há mais de 3 anos, foi criado um novo modelo de CV e editor Online, fornecendo aos trabalhadores na Europa diversas vantagens, entre elas: interface online mais amigável com uma visualização direta do documento anexado, novas rubricas de website pessoal, mensagens instantâneas e certificado de língua, nova legibilidade em fontes, fotos, tutoriais, vídeos e outras ferramentas.
Aqui o atalho para você fazer o seu CV no formato: Europass
Para fazer a sua Cover Letter. Ops, o que é CL?
A Cover Letter é a primeira coisa a ser vista, entretanto vale a pena reforçar pois ela deve ser bem escrita e atrativa ao empregador (RH ou Agência). Então, cuidado com "erros" básicos, utilize o dicionário, ou peça ajuda para um amigo fluente na Língua Inglesa para ajudar a montar um modelo de apresentação.
A dica é: Explique o porque você está encaminhando o seu CV para uma determinada vaga, em especial, aqui na "ILHA" de Malta, ou seja, deixe claro as suas intenções, objetivos e o porque se interessou por esse país.Ps. Não coloque apenas que os fatores positivos das condições climáticas, por favor! Rs.
Seja sempre o mais transparente possível, não deixe perguntas ou quaisquer questionamento no ar, mostre o que você realmente quer, desde um emprego temporário até uma vaga permanente (longo-prazo).
É fundamental que na Cover Letter conste o seu Status em Malta, descreva as suas condições, se está com visto de estudante, turista, se tem dupla cidadania ou permissão para morar/trabalhar em Malta.
Não se esqueça que você manda o seu CV e outras 500 pessoas também, em especial, para vagas: Portuguese Speaker, pois aqui em Malta temos diversos Portugueses, alguns Africanos que tem o idioma Português como primeira ou segunda língua, dezenas de Espanhõis que falam Portuñhol, e muitos e muitos Brasileiros procurando trabalho na Ilha.
Dica: Esclareça também onde você ouviu falar da vaga/empresa, por exemplo: se foi em um jornal de anúncios, em alguma agência de empregos, direto no site da empresa ou até mesmo uma indicação. Isso conta muito, ter laços, parcerias, network: não se esqueça dessa palavra-chave!
Enfim, seja criativo, convença o Recrutador ler a sua Cover Letter e abrir o seu CV.
Certificados traduzidos do Português (ou outro idioma) para o Inglês: Pessoal, muito honestamente, isso é a ÚLTIMA coisa que o RH vai checar, a maioria nem se quer abre os anexos de certificados, ou seja, se a vaga que você estiver aplicando (se candidatando) não pedir, não é necessário mandar, ao contrário, quanto mais documentos anexados (desnecessários) mais chances do seu email entrar como Spam! Outra coisa: ESQUECE um pouco esse seu certificado do Brasil, aqui na Europa NÃO SERVE pra muita coisa! O que você tem que focar é falar INGLÊS bem! Garanto que um certificado de procedência da língua inglesa vale muito mais que qualquer Diploma traduzido! Existe sim casos de empresas pedirem, mas são RAROS! Aqui em Malta, por exemplo, quase todas as vagas (se não forem todas), são analisadas via referência, ou seja, carta de recomendação do empregador anterior, Currículo eletrônico ou Portifólio dependendo da área, etc. Então, não gaste dinheiro com isso por enquanto, a não ser que a empresa peça (o mesmo para cursos superiores - Universitários)!
PS. Todas as avaliações de validação de certificados via NCFHE - Nacional Commission Further and Higher Education, são validas somente para Malta, ou seja, se você pegar qualquer reconhecimento ou certificação será aceito só em Malta - não tem validade para toda a Europa, pois cada país tem o seu Instituto, forma e pontuação para validar! Não adianta ter um diploma reconhecido em Direito e trabalhar em Loja de Shopping, por exemplo! ;)
Workpermit:
Caso você já tenha um emprego em vista, ou seja, já encaminhou o CV, já passou pela entrevista de trabalho, e está apenas levantando a documentação para tirar o seu Workpermit em Malta, é necessário seguir o passo-a-passo das normas do ETC Malta, abaixo o atalho para você e/ou a sua futura empresa solicitar o seu workpermit:
http://etc.gov.mt/etc-portal/page/3/ELU-Guidelines.aspx
O CV para essa aplicação em Malta, deve estar nesse formato:
Para maiores informações: www.etc.gov.mt
Ps. Normalmente o departamento de Recursos Humanos da empresa que vai fazer todo o procedimento, Mas, em alguns casos, os trabalhadores que fazem essa "correria" por si, principalmente se forem prestadores de serviços. A entrega da documentação é sempre pessoalmente. (Fonte: CV e Work-permit em Malta).
Bom, o mais curioso aqui em Malta, é que muitas vagas não são disponibilizadas Online, e por incrível que pareça algumas ofertas estão apenas impressas em Jornais ou então em uma simples "plaquinha" em frente a entrada principal (porta) da Empresa ou Loja/Restaurante (comércio como um todo).
E não é só isso, pois as vagas não são apenas operacionais, existem vagas Administrativas e até de "auto-escalão" que não são divulgadas nos sites das empresas, ou elas não contratam agências de recolocação. Dá para acreditar?
Então, como isso, é o que eu sempre digo: bater perna pessoal! Aqui em Malta, tem que colocar a pastinha de baixo do braço e distribuir CV como se fosse planfletos. Não pode ter vergonha, preguiça e muito menos achar que não vai dar certo, porque eu garanto que dá!
Nada como um bom CV no lugar certo e na hora certa!
Boa Sorte! #brasileirosemmalta
by Daniela Benardes Loyola | www.bybrasileirosemmalta.com
Business Consultant / Mentor / Business Designer / Cool Hunter / Community Leader
5 aJosimeire Araujo Lima
Coordenador de Marketing
8 aKelli Dias