Encontro de gerações X,Y e Z dentro das organizações
Atualmente existe uma fusão de gerações que coabitam as organizações, porém cada geração tem expectativas e modo de visão diferentes.
Sabemos que um bom líder é aquele que tem a capacidade de percepção, direcionando o seu pessoal em atividades que compactuam com suas respectivas habilidades, podendo extrair o que há de melhor dos funcionários. Porém a motivação é o elemento chave para que se possa conseguir desfrutar dessas habilidades, e como utilizar esse elemento colocando-o em encontro para obtenção das suas necessidades?
Pesquisas apontam que conhecer as necessidades de cada grupo de geração é essencial, assim a oferta de benefícios vai de encontro a demanda das necessidades, gerando um equilíbrio que fará com que todos acreditem que realmente importam para a organização e despertará o melhor de seu funcionário.
A geração X trata-se de pessoas nascida nos anos de 60 até 70, esses profissionais geralmente tem muitos anos de empresa e tem orgulho disso, necessitam saber como o trabalho é realizado, não são tão questionadores, porém sempre preocupam se por estarem rodeados de tanta tecnologia, o que é compreensível já que não é o ambiente em que cresceram e se evoluíram. Apesar de muitas vezes não terem muito a oferecer no ramo tecnológico, sua lealdade e responsabilidade com suas funções irão compensar esses aspectos. Para mantê-los interessados devemos mostrar que independente do que as novas gerações estão ofertando, ele é indispensável, expor que nos importamos com a lealdade e dedicação de anos.
Já a geração Y inclui pessoas da década de 70 até o começo dos anos 90, são seres mais questionadores, direcionados a perguntarem o "Por quê" das tarefas, passaram pela época de mudanças, inserção da tecnologia ao tradicional modo de viver. Tiveram que ouvir os pais da geração passada, porém foram apresentados por um mundo diferente do que foi ensinado em casa. Gostam de receber elogios e já apresentam capacidade para se focar em mais de uma função.
Agora a geração Z essa que está chegando para o mercado de trabalho, corresponde aos anos 2000, já nasceram dentro da tecnologia e estão mais aptos em realizar vários projetos ao mesmo tempo, geralmente não esperam executar a mesma função por anos, também apresentam uma dificuldade de comunicação com ouros funcionários, devido á distanciação que a internet causa, criando distanciamento nas pessoas. Sempre necessitam de atenção, mudanças mais rápidas, não opinam se não forem devidamente pedida sua opinião, desacreditam nas gerações anteriores, precisam aprender o princípio do que realmente é estar em uma organização.
Enfim juntar esse mix de interesses e controlar os conflitos que surgem no dia a dia é difícil, porém necessário para se conseguir atingir os melhores resultados para a organização. Deve se sempre estudar as necessidades e se atualizar, pois as mudanças estão ocorrendo cada vez mais ágil.