Encontro produtivo e acolhedor em Hortolândia reuniu Escolas do Legislativo e de Contas
Aprendi bastante em evento nesta semana com Adalberto Graciano, da Escola do Legislativo de Taboão da Serra, Jocelene Cardoso (Hortolândia), Nely Monteiro Castanheira (Campinas) e Roberto Lamari (Itapevi e Associação Brasileira das Escolas do Legislativo).
O XIV Encontro da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas (APEL) reuniu comunicadores, procuradores e técnicos no Plenário da Câmara Municipal de Hortolândia (SP). O evento visou promover a capacitação e a troca de experiências entre as escolas do Legislativo, contando com o apoio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).
Na Câmara de Atibaia, temos um projeto pronto para regulamentar a Escola Legislativa, criada em 2014, que realizou até hoje palestras, apresentações e, nos últimos anos, exposições de arte e principalmente de fotografia. A expectativa é de que a presidência de 2025 coloque em prática o projeto. Minha proposta é apoiar a iniciativa como integrante da Comunicação, ao lado da Procuradoria, dos vereadores e assessores parlamentares.
Recomendados pelo LinkedIn
A programação de Hortolândia incluiu diversas atividades, como a oficina sobre o Plano Anual de Capacitação para a integração da legislatura de 2025 a 2028, ministrada por Nely Monteiro Castanheira, diretora acadêmica da Elecamp – Escola do Legislativo de Campinas (SP).
Além disso, houve apresentações de escolas em dois momentos, com destaque para projetos inéditos que poderão ser compartilhados entre os participantes. Foi o caso das cidades de Dumont e de Rio Pardo. Ficou claro que Campinas tem uma estrutura robusta, equipe e Plano Anual de Capacitação, com treinamento de pessoal, projetos de educação política e integração da legislatura 2025-28. Outros municípios levaram suas experiências à Câmara de Hortolândia: Itapevi, Embu das Artes, Jaguariúna e Monte Mor.