Endrick com E de Esperança
Reprodução (Cesar Greco/Palmeiras)

Endrick com E de Esperança

Querido Endrick,

Essas são palavras que nunca chegarão até você, mas que eu precisava escrever, especialmente depois de ler a sua carta ao seu irmãozinho Noah.

A verdade é que, neste momento em que você encerra sua trajetória no clube que me transformou em um apaixonado pelo futebol, sinto a obrigação de expressar minha alegria e gratidão. Afinal, tive a oportunidade de vê-lo usando o verde e branco do meu maior vício, de comemorar diversos títulos com seu protagonismo e te ver se tornar uma esperança do nosso futebol.

Eu sabia que sua despedida chegaria em breve, mas como eu desejei parar o tempo e impedir que você ficasse mais velho. Talvez assim não chegasse a sua hora de partir em busca de novos sonhos… ou a minha hora de escrever esta carta.

Não é egoísmo, mas consequência de um palestrino passional que desejava ter seu ídolo por perto para sempre. Sim, em tão pouco tempo, você se tornou um ídolo, um dos nossos, por isso quero que saiba que desde a primeira vez em que ouvi seu nome já criei uma expectativa gigantesca. Naquele domingo qualquer, meu pai mencionou um moleque da base que tinha destruído um jogo no dia anterior e que seria o futuro do nosso ataque. Mal podia imaginar que aquele garoto se transformaria em esperança e a esperança, como todos sabem, é verde.

Depois disso, sua história de vida começou a chamar minha atenção. Das belas narrativas que o futebol nos proporciona, a sua é uma das mais inspiradoras. Na carta para o Noah, você confirmou tudo que se dizia sobre você e sua família. Essa carta, que encheu meus olhos de emoção, mostrou por que a torcida que canta e vibra te considera um gigante.

Você não é um gigante apenas dentro das quatro linhas.

Você é um gigante porque a vida te fez um gigante.

E se hoje estou falando da história da sua família, é porque ela representa o sonho de milhões de brasileiros que, como você, um dia sonharam em se tornar jogadores de futebol. Eu também tive esse sonho, mas nunca tive a sua habilidade com a bola. Por isso, é uma felicidade saber que um menino especial como você pôde realizar o sonho que um dia foi meu.

É por isso que, no fundo, estou orgulhoso por sua partida. Embora saiba que você poderia construir uma história lendária nas terras do Palmeiras onde cantam os torcedores, sei também que o seu lugar é no futebol mais poderoso do planeta. Então, desejo que esse momento seja apenas um ‘até logo’.

Seu lugar é ao lado dos melhores porque você está entre os melhores do mundo.

Você não é apenas uma promessa da nossa base vitoriosa, mas uma realidade indiscutível. Então, você precisa ir ao continente que criou o esporte para fazer por eles aquilo que fez por nós. Vá demonstrar sua genialidade e prepará-los para quando a sua canhota fizer o gol que nos trará o hexa… quem sabe até o hepta. Vá realizar o sonho de meninos e meninas que querem mudar suas vidas através do futebol, transformando o futuro de suas famílias como você transformou o futuro de Noah.

Vá vestir a camisa mais pesada do universo e repetir aquilo que apenas os melhores fizeram. Vá demonstrar para todos que ainda sonham em trilhar seus passos que é possível sair do morro, onde era comum estar meio com fome e ter que dormir para esquecer, e conquistar o mundo, seja com a bola, com a caneta, com o giz, com o microfone ou com qualquer outro objeto de trabalho.

Você é a prova viva de que é possível sonhar, batalhar, sofrer, esperar e finalmente conquistar tudo aquilo que se almeja. Você é a esperança de milhões de crianças que já se espelham em você para perseguir seus maiores sonhos.

Quanta responsabilidade para um menino de dezessete anos, não é mesmo?

Hoje, você está se despedindo do maior do Brasil para jogar pelo maior do mundo. Tenho certeza de que, muito em breve, você me fará gritar pelo Real Madrid, mesmo que meu coração seja azul-grená. A verdade é que vou torcer por você, Endrick Felipe Moreira de Sousa, ATACANTE.

Só espero que não permita Deus que eu morra, sem que eu volte a te ver atuando mais uma vez com o verde e branco que lhe cai tão bem.

Palmeiras CBF - Confederação Brasileira de Futebol Real Madrid C.F.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos