Energia eólica sem turbina?
Por Isabella Espindola
Você já imaginou um mundo em que a energia eólica não envolve pás gigantes girando no horizonte? Sem as pás giratórias gigantes das turbinas eólicas convencionais, que fazem parte das paisagens dos grandes parques de energia eólica, o projeto ainda em desenvolvimento da empresa Vortex Bladeless consiste em cilindros oscilantes, cuja flexibilidade faz com que eles vibrem ao vento.
As turbinas eólicas vibratórias possuem elementos como lâminas flexíveis ou cabos, projetados para vibrar quando o vento sopra sobre eles, com frequência e amplitude variando conforme a velocidade do vento.
As vibrações são convertidas em eletricidade por meio de dispositivos piezoelétricos ou geradores piezoelétricos, transformando a energia mecânica em energia elétrica que, por sua vez, pode ser armazenada ou transmitida para uso. Essa tecnologia pode ser mais compacta e menos prejudicial ao meio ambiente se comparada às turbinas eólicas convencionais.
Apesar das turbinas eólicas convencionais terem maior desempenho aerodinâmico, as turbinas sem pás são capazes de se adaptar mais rapidamente às mudanças de direção do vento. Esta é uma característica especialmente interessante em ambientes urbanos com condições de vento turbulentas.