Energia renovável como um ativo empresarial: Brasil é líder na geração de matriz energética limpa
Medidas sustentáveis estão fazendo cada vez mais parte do cotidiano das pessoas e empresas. Entre uma das siglas que exerce um grande protagonismo no mercado há alguns anos, o termo ESG, que traduzido do inglês significa Ambiental, Social e Governança ganha destaque. De acordo com a última pesquisa divulgado pelo Gartner, os CEOs relataram que as mudanças ambientais e sociais são agora uma das três principais prioridades para os investidores.
Dentro do conceito de ESG, destaca-se a implementação e incentivo de uso da energia renovável, importante ativo que deve mover a condução elétrica mundial. Diante desse cenário, as companhias desempenham um importante papel nesse processo de transição para um mundo que prioriza a geração de energia limpa.
É importante destacar que o Brasil possui um dos sistemas elétricos mais limpos do mundo devido à grande participação de fontes renováveis em sua matriz energética. Esse potencial de desenvolvimento de estruturas para a produção de energia limpa é um grande diferencial do País que deve ser estimulado e priorizado pelas empresas.
A EDC Group é fortemente comprometida com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. Em 2022, conquistamos a certificação ISO 14001, normativa internacional que estabelece requisitos para a gestão ambiental de empresas, incluindo a identificação de impactos ambientais. Dentro desses parâmetros, focamos também na geração de energia limpa e somos parceiros da Solarian, negócio voltado para projetos de energia solar com o foco de reduzir custos e garantir maior eficiência energética por meio da energia fotovoltaica para empresas.
Recomendados pelo LinkedIn
Juntos estamos expandindo a geração de energia limpa no Brasil e contribuindo para um futuro mais sustentável para todos. Acreditamos que a transição para fontes renováveis é fundamental para o futuro do planeta e por isso, estamos orgulhosos em fornecer a mão de obra técnica para a Solarian que dia após dia contribui para esse objetivo.
Vale ressaltar que se inserir nesse cenário é ainda mais recompensador para nós brasileiros, afinal, somos destaque na geração de energia limpa. De acordo com o último Boletim de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro, a participação das fontes renováveis de energia na matriz elétrica brasileira foi de 87,6% em 2022. Dessa parcela, a hidrelétrica é a principal fonte de energia renovável, com 63,2% de participação. As fontes eólica, solar, biomassa e outras renováveis correspondem a 17,5%, enquanto as fontes não renováveis (principalmente térmicas) contribuíram com apenas 12,4%.
Além da energia limpa oferecer inúmeras vantagens, cabe ao setor público e privado reconhecerem o uso dessa tecnologia enquanto um grande diferencial para os seus negócios e para o futuro como um todo. Investir em medidas que favorecem o meio ambiente é garantir um cenário mais produtivo para as empresas e competitivo para o país, além de colaborar para um mundo mais acolhedor e próspero. Todos podem fazer parte disso e o seu negócio como pode acelerar essa causa?
Engenheiro de Telecomunicações | Elétrico | Eficiência Energética | Segurança do trabalho
1 aOlá, Daniel!! Excelente artigo!!! 😊 Lembro quando falei sobre energia renovável contigo e o Rafael faz alguns anos!!! Bom completei a especializei em eficiência energética e estou a procura de recolocação!!!! vlw!!!