Energia solar no Brasil: benefícios e avanços
Que o setor de Energia solar no Brasil está crescendo é perceptível, mas você já buscou entender como esse mercado vem transformando o país? Preparamos um artigo falando sobre toda essa trajetória.
O setor movimentou mais de R$ 159 bilhões em novos investimentos nos últimos anos e o avanço do uso dessa modalidade energética não só tomou um espaço considerável na captação e distribuição de energia do país como também gerou cerca de 900 mil empregos. Vamos falar sobre como foram os primeiros anos de implementação da energia solar no Brasil, as leis que normatizaram o consumo, suas atualizações e muito mais.
Jornada da energia solar no Brasil
O Brasil é uma grande potência de energia solar, tendo em vista que o país é o que mais recebe incidência solar no mundo. E se você reparar bem, aí na sua cidade mesmo, é possível ver painéis fotovoltaicos em muitas residências, comércios e até em indústrias. São consumidores que vêm buscando maneiras de economizar e gerar sua própria energia, aliviando orçamentos familiares e o caixa de seus negócios, em prol também de um país mais sustável.
O setor teve seus primeiros passos registrados a partir da resolução normativa 482, no ano de 2012, tornando a geração energética viável para os brasileiros. A norma proporcionou aos usuários um Sistema de Compensação de Energia Elétrica, fazendo com que o excedente de energia produzido fosse transformado em créditos energéticos, compensando e reduzindo o valor das tarifas de energia elétrica em até 95%. Já o segmento de geração centralizada começou a funcionar no país no ano de 2014.
Segundo dados mais recentes da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o setor corresponde a 15% da matriz energética brasileira, ultrapassando a marca de mais de 2 milhões de sistemas instalados. Os estados que possuem maior geração distribuída de energia solar são: São Paulo e Minas Gerais, com 13% da potência instalada, seguidos por Rio Grande do Sul, com 10%. Em 2022, o país ficou na oitava posição no ranking global de produção de energia solar e entrou, pela primeira vez, na lista das dez nações com maior potência instalada da fonte renovável, saindo da 13º para a 8º posição.
Recomendados pelo LinkedIn
Avanços na legislação
Com o avanço do setor no Brasil foi necessária a criação de normativas e leis que pudessem gerenciar melhor cada aspecto da geração de energia por meio de painéis fotovoltaicos. A resolução normativa 687, de 2015, criou três novas modalidades de geração distribuída:
O mercado da energia solar tomou proporções significativas nos últimos anos e esse fato trouxe à tona a necessidade de fomentar leis que garantissem a organização de procedimentos e conceitos técnicos relacionados a projetos de geração de energia, bem como a cobrança pelo uso da rede de distribuição e os prazos para que as distribuidoras realizem obras de conexão dos sistemas.
Foi nesse contexto que surgiu, em 2022, o Marco Regulatório da Energia Solar surgiu com o intuito de proporcionar segurança jurídica para o consumidor e para o setor como um todo. A Lei 14.300/22 trouxe mudança significativas para o consumidor e também para as concessionárias. Quer saber mais? Fizemos um blog post detalhando todas essas mudanças.
Energia solar no Nordeste
Que o Brasil é um ambiente propício a produção de energia solar é notório, mas você sabia que as regiões Nordeste, Centro-oeste e Sudeste são as que possuem mais disponibilidade deste tipo de energia? Pois bem, no Nordeste a incidência de luz solar pode chegar a 5,9 kWh/m² de radiação global média. De acordo com o Portal Solar, somente em 2022, a instalação de energia solar teve um aumento de 95% .
E aqui no estado de Alagoas a Resolve Energia é uma das pioneiras nesse mercado, proporcionando a você, que quer economizar e gerar sua própria energia, instalação e suporte de qualidade. Quer implementar esse sistema em sua residência ou comércio? Faça negócio com quem entende do assunto. Nossa missão é gerar qualidade de vida e economia pra você e sua família. Entre em contato conosco e solicite já seu orçamento.