Energia ⚡, sua preciosa
Eu leio ficção. Ao mesmo tempo em que leio negócios e filosofia. Tudo junto e misturado.
Arriégua, gente... É quase como comida. Num deixando as frutas fora de ordem, pode misturar o restante.
Reagrupar
Perrrgunta: tem alguma coisa usando energia elétrica perto de vc agora 😕? Tãm tãm tãm tãm 💭
Se for espiar o meu perfil, vão ler de prima que sou uma curiosa irremediável sobre energia elétrica. Masss, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, a porção na hora que Papai do céu me criou foi valente e sobrou para os outros assuntos da face da Terra e Sistema Solar e Via Láctea e etcetera e tals. Acabo por meter a pata, o focinho, as zureia em um monte de assuntos. Mas energia elétrica é minha paixão. De modo que, nos momentos de lazer dá e sobra insights sobre trabalho e processos associados.
Pra começo de conversa, xeu informar que o trampo não para. Hj é domingo, pede cachimbo 🎼 Tem gente lá. Ó, procês intender, se tiver energia abastecendo a geladeira, o roteador, o condicionador de ar, tem gente garantindo. Se tiver faltando, tem mais gente ainda trabalhando para trazê-la de volta. A depender da situação, nem faltou ainda, e já tem uma turma se preparando, planejamento se formando na cabeça, vestimenta de segurança sendo posta, material sendo separado, pois um acidente provocou um abalroamento de um poste e precisa-se evitar um dano maior. Uououou, #temsemprealguem
Muitas equipes que conheço tem revezamento em modo especial nas festas de Fim de Ano. Por causa disso, estou de folga. Em 2016 trabalhei no Natal e no Ano Novo. Energia elétrica não admite grandes intervalos de interrupção. E quando falo em grandes, essas contagens de tempo são diferentes para água e para energia, por exemplo. Aqui no interior do Nordeste, com o uso das cisternas disseminado até nas cidades, um dia sem água dá pra lidar. Mas horas sem energia elétrica 😰 É um sufoco!!!
Por isso há turno de revezamento ininterrupto a fim de garantir resposta imediata numa falha ou defeito. E para cada um desses acontecimentos existe um protocolo a ser seguido. E lá vem minha lembrança mais fresca, vinda direto do Megacargas.
Cada colaborador está encadeado, linkado, responsável por um ou mais (dificilmente são só um) procedimentos. E os mesmos devem ser seguidos à risca. Uma simples sinalização de alarme tem várias interpretações possíveis, as medidas de segurança não devem ser flexibilizadas aquém às NR, os fatores externos devem ser considerados, os elementos além do nosso controle devem ser respeitados.
Assim, num episódio que assisti, parte do trajeto seria feito de navio. Entre inspeção detalhada e registrada em foto do estado de cada peça a ser transportada, passando pela substituição de ponto de fixação que não se adaptou a uma base, até a interrupção da movimentação e retirada face um aumento da velocidade do vento, incluindo a verificação do trecho rodoviário do porto à fábrica, sem contar pequenos e grandes outros detalhes, foram seguidos rigorosamente. Alguns elementos requerem grande respeito. Com eletricidade é assim. O risco de vida é real.
Na área onde trabalho não cabe fazer na dúvida, ignorar detalhes ou negligenciar os riscos. Em todos os outros ambientes de trabalho é assim, a questão é o peso que a dúvida, o detalhe ou o risco impacta no teu resultado. A margem de erro ser mais maleável ou mais vital depende de vários fatores. No meu artigo de outubro coloquei como capa uma frase de Niels Bohr que tem forte relação com isso. O que no meu setor, Tempo Real em especial, tem de avesso a riscos e é uma verdade profunda para mim pode ser o oposto para outro setor de trabalho que precise se arriscar e reverter seus processos para sobreviver. Animação é assim. Para outros trabalhos, o risco faz a diferença, dá a medida, proporciona avanço e crescimento.
Cada coisa que leio e vejo, relaciono e adapto ao meu trampo. É inevitável associar aos nossos procedimentos e competências. Então, mesmo que vc não trabalhe no mesmo que eu, ajuste ou até inverta. Pode ser uma verdade oposta. Um outro jeito de ver o de sempre.
Um elemento essencial no meu trabalho é a comunicação. Sempre. Todo o tempo. Dados, voz, supervisão, tem que estar tudo disponível o tempo todo. O que for para ser cognoscível, por favor, dispobilize. O quanto pudermos ser cognoscente, melhor. E aí vamos nós Nos Trilhos doAlaska. Pense num estalo quando ouvi um dos líderes falando "Cuidamos uns dos outros, por isso nos comunicamos o tempo todo." Eita, lembro agora que uma das maiores chamadas que recebia logo no comecinho da minha vida profissional era sobre ficar incomunicável. Gente, num era por mal não, xeu explicar.
Meu início foi numa instalação de geração, uma usina hidroelétrica, tipo caverna. Entonces, eu trabalhava embaixo da terra, mais de 90% do tempo. E como isso faz muuito tempo, mil novecentos e lá vai fumaça, a comunicação dentro, entre os pisos era bem complicadinha. A sala já ficava a uns 40 metros abaixo e tinha uns 4 lances inferiores a esse onde haviam inspeções e manobras. Era tanto a descobrir e conhecer, que às vezes eu perdia a noção do tempo. E mesmo com o sistema de rádio a postos, não era localizada. Tem o ditado popular que diz: notícia ruim chega logo. Mas a ausência de resposta é angustiante em ambientes com risco de vida.
Com roupagens e sob diversas óticas, essa também é uma premissa aplicável a outros ambientes de trabalho. Li sobre isso em Criatividade S.A, vejo toneladas disso em nvezesx artigos do Medium e do MITSloan. Uma das últimas publicações com a qual me envolvi tratava disso. Uma fala aparentemente rasteira como expressão de uma cultura cheia de verdadeiro compromisso e vínculo com o outro.
"A mãe Natureza não vai te dar folga se você não estiver preparado." Aqueles que, por sei lá que motivos, seguiu até aqui assuma sua responsabilidade sobre o que fazer, como reagir, que pensar. É, bichão, tome o seu controle. Acho que foi uma das primeiras idéias que comentei aqui e continuo na mesma linha. Pegando o gancho do momento, não peça a 2018 aquilo que vc quer. Prepare-se e vá atrás. Construa, arranque-se do seu lugar, guarde as sementes das frutas ganhas e comidas e plante. Não espere, vá fazer.
Dá pra pra tirar leite de pedra, sim. Encontrar lição onde não parece brotar nada além de suor e cansaço. Dá pra girar 180° e descobrir um mundo novo. Fazer e acontecer, pensar o ontem o hoje e o amanhã tudo junto, dá pra esquecer as modernidades e voltar para o lápis evo barro. Dá pra começar do zero, do fundo da lama, do espólio da guerra, do coma.
Quando a seca é braba, seguramos firme. É doloroso ver o plantio secar, os animais a minguar, o calor esturricante no lombo. Mas, ó, a vida é para os fortes, e tem momentos em que nem eles resistem. Esperar do céu não é saída. Vencemos travessias imensas, domamos o Rio, escavamos a rocha mais dura, reerguemos as torres. Tantas vezes forem necessárias. Os que amamos dependem e aprendem com isso. A chata tá na área e deixa um último para hj. 2018 não vai trazer nada para vc se não fizer por onde. E isso não é garantia. É selva, é caatinga, é loita 👊 Tesouro escondido requer sacrifício, desvendar segredos e sorte. Ah, para a sorte, melhor estar preparado🙏🙅