Energias Renováveis e Seguros: Caminhos para um Horizonte de Descarbonização no Brasil
*por Adailton Dias, Diretor Executivo de Produtos e Resseguro da Sompo
O Brasil bateu um recorde na geração de energias renováveis em 2023. De toda a eletricidade gerada no País, 93,1% originou-se em fontes renováveis: hidráulica (70% do total); eólica (15,2%); biomassa (4,6%); e solar (3,3%), de acordo com dados de um mapeamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Já o relatório Renewables 2023, produzido pela International Energy Agency (IEA), destaca que “as economias emergentes, lideradas pelo Brasil, dominam a expansão global dos biocombustíveis”. O estudo prevê, ainda, que o nosso País será “responsável por 40% da expansão dos biocombustíveis até 2028”.
Se, em algum momento, energias renováveis já foram percebidas por alguém como questão de “tendência” ou “inovação”; hoje, mais do que nunca, ela se fixou como medida vital para a nossa sobrevivência como humanidade. Afinal, diante da severa crise climática global, com períodos de temperaturas, chuvas e secas extremas, é gritante o clamor do planeta por menos gases de efeito estufa na atmosfera e menos danos à biodiversidade.
É nesse cenário de expansão do uso de energias renováveis que, mais uma vez, a resiliência do mercado segurador é colocada à prova. Há todo um mercado em desenvolvimento que vai demandar cada vez mais novas soluções em produtos e serviços para que essa cadeia produtiva possa gerenciar adequadamente seus riscos emergentes.
Recomendados pelo LinkedIn
Nessa corrida pela conquista de novas oportunidades, saem na frente as seguradoras, os corretores e os agentes que, além de robustas e adequadas soluções em seguros, tenham profundo conhecimento sobre o cenário de energias renováveis e as tendências globais sobre o tema para orientar o segurado no caminho da proteção. Nesse processo, é essencial conhecer o setor e suas demandas e, inclusive, estreitar laços com organizações engajadas no assunto para ampliar a gama de reflexões e informações.
Como um setor em expansão, que traz consigo uma perspectiva de ampliar a participação na matriz nacional, o segmento de energias renováveis encontra todas as condições favoráveis para atrair investimentos e se consolidar no Brasil. Mas como os riscos são inerentes a qualquer atividade, o setor de Seguros é, nesse momento, um aliado fundamental de garantias.
Dessa forma, contratos podem ser celebrados com celeridade e segurança jurídica e financeira adequadas para que investimentos se convertam em iniciativas concretas que viabilizem toda a infraestrutura necessária para a efetiva transformação da matriz energética. Com isso, temos a chance de, enquanto mitigamos uma série de riscos à medida que diversificamos a fonte de geração de energia, damos mais um passo em direção a um horizonte de descarbonização.
O caminho é longo e exige atenção aos detalhes, mas é bastante próspero - não apenas para o mercado segurador como, também, para o planeta e a sociedade.
Gerente Comercial Riscos Corporativos P&C e Benefícios - Palestras e Consultorias: Educação Financeira / Empreendedorismo / Marketing
6 mAdailton, ja viu o documentário sobre Energia Renovável “Mundo Perdido” no Amazon Prime ? Se não vai adorar o conteúdo tenho certeza!