Enfrentando medos
Durante minha formação em Personal & Professional Coaching fui apresentado aos conceitos de Brian Tracy, coach e consultor mundialmente conhecido. Segundo ele, as três emoções essenciais que limitam o sucesso são o medo, a preocupação e a dúvida. Para ele, 98% dos nossos medos não acontecerão. No entanto, é preciso se preparar para enfrentá-los. Normalmente, nos preparamos para nossas ações, mas não dedicamos tempo em trabalhar nossos medos. Muitas vezes, deixamos de fazer coisas importantes por causa do temor em tomar decisões importantes.
Uma ferramenta que aprendi a usar com o autor best-seller Timothy Ferris, em um TED Talk é a seguinte:
1. Defina quais são seus medos: quais são as coisas que você teme acontecer caso tome determinada atitude ou siga aquele passo decisivo, como candidatar-se a um novo cargo, acabar um relacionamento, pedir demissão, abrir um negócio, mudar de cidade? Ou seja, o que mais assusta você?
2. Previna seus medos: quais medidas tomar para evitar ou prevenir os problemas temidos caso você siga seu plano – ou ao menos para diminuir a sua probabilidade de acontecer?
3. Repare: se o problema surgir, o que você pode fazer para reparar ou amenizar os danos ou prejuízos?
4. Benefícios de se fazer: o que você ganhará se fizer aquilo o que teme fazer?
5. Custos de não fazer: o que você perderá se não fizer? Como estará sua vida no futuro, em cinco ou dez anos, por exemplo, caso você não siga aquilo que deseja?
Extraído do livro: Líder de Resultado
Autor: Elias Leita
Editora: Gente