ENGAJAMENTO E COMPROMETIMENTO!
O mundo está mudando numa velocidade incrível. A quantidade de informações que recebemos todos os dias são impressionantes. A todo momento um app é criado, uma metodologia é divulgada, um vídeo, e por ai vai...
Diferente de alguns anos atrás, onde somente as grandes organizações tinham acesso mais fácil à tecnologia e a informação devido aos altos investimentos, hoje, independente do porte, tecnologia e informação estão à disposição de qualquer empresa.
Mas, a grande diferença em transformar informação em conhecimento, utilizar o máximo dos recursos disponíveis da tecnologia, está nas pessoas da organização. E isto vem de um fator: engajamento.
Todas as empresas querem profissionais engajados. Mas como conseguir isto?
Afinal, o que é engajamento? Ligação afetiva, de valores e de objetivos do negócio, congruentes entre os funcionários e a organização.
Empenho pessoal voltado para uma ação que quer alcançar um objetivo. É dedicação, ou seja, fazer algo com afinco e vontade. Engajamento é a disposição de ir além; de gear resultados, desenvolvimento. É um comportamento diferenciado que a pessoa assume.
"Quando estou comprometido, significa que estou consciente do meu compromisso funcional, que cumpro com meus papéis e minhas responsabilidades.”
“Quando estou engajado, estou envolvido emocionalmente, há uma disposição e uma conexão emocional que faz meu olho brilhar. O engajamento também seria o compromisso funcional mais o envolvimento emocional",
Partamos do exemplo: Posso estar comprometido sem estar engajado quando eu vejo que meu gestor não me orienta ou apoia e mesmo assim não deixo de fazer minhas tarefas como foi acordado. Eu vou fazer o que precisa ser feito, mas quando me perguntam como percebo meu gestor ou empresa, eu vou dizer: "É satisfatório, nota seis ou sete".
Agora, quando estou engajado, eu cumpro com minhas tarefas e estou disposto a fazer mais, pensar mais, ajudar mais porque eu acredito nos valores do meu gestor e da empresa, porque tenho apoio, confirmação, porque eu vejo que todos estão envolvidos em fazer o melhor. Quando me perguntam como percebo meu gestor ou empresa, vou dizer: "É Genial. É fantástica, nota nove ou dez". Ter funcionários comprometidos e engajados diante da mudança é fundamental para o processo de melhoria de valor e da performance nas empresas.
Podemos mensurar o engajamento por níveis?
- Engajados: energia, empenho, sentimento de conexão com a empresa.
- Não engajados: pouco comprometidos e fazem o esperado, com pouca ousadia e protagonização.
- Ativamente desengajados: atitudes passivas, negativas e, às vezes, destruidora de valor.
Quando não há engajamento por parte do funcionário, percebe-se através de:
• Queda nos resultados
• Desperdícios
• Não melhoria dos negócios e processos
• Contaminação dos outros colaboradores.
O funcionário que não está engajado fica procurando outro emprego e na primeira oportunidade ele vai embora. E como engajar o colaborador? A empresa precisa criar uma cultura de engajamento através ligação afetiva, de valores e de objetivos do negócio, congruentes entre o funcionário e a organização, como disse uma vez, uma especialista em Recursos Humanos.
É preciso entender o cenário atual e as expectativas dos colaboradores, além de criar uma conexão com aspectos mais intangíveis da organização, como cultura organizacional, qualidade de vida, local físico, sistemas de reconhecimento remunerados ou não, alinhamento com os valores e possibilidades de carreira.
O colaborador precisa conhecer a Missão, a Visão e os Valores da empresa para saber se eles batem com seus próprios valores. Alguns funcionários passam anos dentro de uma empresa e nunca ouviram falar na Missão, visão e os valores da empresa.
Se a organização realmente quer funcionários engajados, pois muitos gestores falam que querem, mas não promovem nada para tal, é preciso:
• Dar oportunidade de aprendizado
• Dar autonomia
• Dar Feedback construtivo
O feedback olha para o passado. A empresa precisa instituir o Feedforward – que é olhar para frente. O que podemos fazer juntos? Quais ideias que o colaborador tem? A empresa precisa demonstrar preocupação legítima e autêntica com os colaboradores.
Precisa mostrar justiça quanto ao mérito, promoção, reconhecimento e recompensa. Dar atividades que estejam dentro das competências do colaborador. Não adianta dar atividades que estejam fora das suas habilidades e competências, sem devida orientação e depois cobrar resultados. Dar ao colaborador atividades que ele veja que está agregando valor tanto para ele quanto para a organização.
O colaborador precisa ver a empresa muito mais do que uma simples fonte de renda. A empresa precisa ser uma fonte criadora de motivação. Estar engajado é um sentimento que vale a pena fazer melhor!
E que nós possamos estar engajados em todos os aspectos de nossas vidas!
Se precisar de auxílio ou de uma inspiração. Conte com a Birô!
www.facebook.com/biroconsultoria/
www.biroconsultoria.com.br