A Engenharia e seus Desafios no Sec.XXI

    Prezados colegas, nesses últimos meses do ano de 2020, o nosso País passa por uma pandemia da COVID 19 de proporções catastróficas como, também, de elevados agravamentos políticos partidários inconsequentes, irracionais e desgastantes agravando a situação socioeconômica com efeitos prejudiciais em diversas áreas, em especial, na educação que, por conseguinte, afeta a sociedade em todos os seus segmentos. No que tange ao mercado de trabalho, a diminuição da oferta de trabalho em todos os seus setores.

Assim, com respeito às todas valorosas profissões, atrevo-me a focar o tema nas áreas da engenharia. Isto posto, creio, urge a necessidade de repensar os rumos desta arte de tornar sonhos em realidade e facilitar condições de vida saudáveis à sociedade, como um todo.

      Que todos os partícipes desta “empreitada” sejam conscientes protagonistas de uma  tecnologia que facilite o processo de desenvolvimento da criatividade inovadora, fundamentada nos valores de cada profissional que, recursados em processos metodológicos, se faça possível no aprender, fazer e ser em todo os seus círculos de convivências.      

      Essa postura socioeducativo e tecnológico insistente não implica em divisões de pessoas e/ou de grupos, mas, diante da crise que nosso país enfrenta, o momento exige união de todos sob a égide da ética com responsabilidade conjunta fortalecendo e constituindo uma “cruzada” de Instituições de Ensino, Entidades de Classe, Governo e Indústria consolidando a cultura do compromisso  de todos que se consagram engenheiros, tecnólogos e técnicos 

     Destarte, balizados em proeminente pensamento sociocultural e tecnológica coesos nos avanços da boa-fé e, ainda,  reconhecendo a sua missão, ou melhor, seu privilégio da conscientização de seu papel nas ciências e tecnologia, dispormo-nos a agregar valores profissionais contributivos a engenharia, moderna, atualizada e soberana nos desafios de sua ilimitada atribuição socioeconômico e tecnológica a soberania brasileira.

 “(...) o engenheiro pensa o mundo justo, mundo que nenhum véu encobre.” (João C. Melo Neto, 1994)

Aparecido Fujimoto

CEO - Gestão de Qualidade na A.Fujimoto Consultoria e Projetos

3 a

Obrigado a todos.

Aparecido Fujimoto

CEO - Gestão de Qualidade na A.Fujimoto Consultoria e Projetos

3 a

Obrigado, Dr. Biazioli. Seus comentários são de grande relevância para mim. Muito obrigado.

Jeane Tennenbaum

Assistente Administrativo - CREA-SP

3 a

Muito bom! Implementar uma visão conjunta é muito necessária nesse mundo onde priorizaram a individualidade. A reunião de forças é o que faz a roda girar, a Vida caminhar para rumos saudáveis e fortes.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Aparecido Fujimoto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos