ENGENHEIRO INDUSTRIAL E AS EXPECTATIVAS DOS STAKEHOLDERS
O local de trabalho do engenheiro industrial é onde a ação acontece. Ele é o realizador de demandas específicas das novas necessidades da fábrica. A engenharia recebe demandas dos “Stakeholders”: produção, qualidade, HSE, novos produtos, PCP, processos, etc.
Mas pode uma pessoa/departamento sozinho buscar soluções? Há quem diga que os engenheiros preferem trabalhar sozinhos. Porém a chance do projeto fracassar tendo sido feito por uma única pessoa é muito alta.
Para atender às expectativas do projeto, é necessário mapear juntamente com os stakeholders qual a solução a que se quer chegar. É muito comum “o cliente não saber exatamente o que quer”, por isso esse mapeamento precisa ser cauteloso.
De posse dessas informações, inicia-se um trabalho investigativo:
- Isso realmente irá resolver o problema?
- Qual o impacto se isso não for feito?
- A solução pode ser mais simples?
- É cabível uma solução parcial?
- Quais itens são realmente indispensáveis?
A investigação exige trabalho em equipe e muita pesquisa (benchmark, internet, networking,...).
Depois da investigação, o engenheiro deve tabelar os prós e contras das soluções encontradas. O profissional deve apresentar os dados de forma imparcial e indicar uma solução que comprovadamente é a melhor. Nesse momento podem surgir pontos de vista que mudem totalmente a ideia inicial. É fundamental manter o foco na “realidade” e revisar o que fizer sentido.
Esse é o desafio: resolver o problema com embasamento, mas sem frustrar as expectativas dos clientes internos.
Industrial Manufacturing & Project Management at Continental
5 aExatamente Maurício, bons pontos. A imparcialidade é algo que o líder do projeto precisa focar continuamente. Não é raro, como Engenheiros apaixonado pala técnica, a análise criar uma tendência pela busca de dados de aprovação da ideia inicial.