Ensino Médio sofrível

Ensino Médio sofrível

Dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), mostram que menos de 4% dos alunos do Ensino Médio têm conhecimento adequado em Matemática e Português. 

Essa avaliação é feita a cada dois anos e seu objetivo é medir a aprendizagem dos alunos em cada etapa de ensino, sendo dividido em Fundamental II e Médio.

O sistema é composto pelas médias de proficiências em português e matemática extraídas da Prova Brasil, e pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que ainda não foi divulgado.

Pela primeira vez, o MEC classificou os níveis de proficiência que estão organizados em uma escala de 0 a 9 - quanto menor o número, pior o resultado. Níveis de 0 a 3 são considerados insuficientes; entre 4 e 6 os alunos têm nível de conhecimento básico; e a partir de 7 até 9, adequado.

Etapa mais problemática da educação básica, o ensino médio foi classificado no nível 2 de proficiência. Em matemática, 71,67% dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado. Desses, 23% estão no nível 0, o mais baixo da escala de proficiência. Em português, 70,88% dos dos alunos têm nível insuficiente de aprendizado, sendo que 23,9% estão no nível zero, o mais baixo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos