Entenda como funciona o consórcio
Mara Luquet afirmou que o é ideal para quem tem disciplina é fazer um investimento, como um consórcio. Mas é preciso tomar cuidado para não pagar as prestações da casa própria junto com o aluguel de outro imóvel.
1- O ideal é que você use o consórcio quando já tem um volume de recursos para dar de lance e conseguir ser contemplado logo nos primeiros meses. O consórcio costuma ser muito competitivo em relação aos financiamentos tradicionais, mas não como um investimento. Por isso, os especialistas recomendam que você só entre nesta modalidade se tiver recursos para dar lances que permitam que sua cota seja contemplada o mais rápido possível.
2- Todos os meses duas cotas do consórcio são contempladas para receber os recursos para aquisição do bem. Uma das cotas é contemplada por meio de sorteio. A outra é por meio de lances apresentados pelos cotistas. Ou seja, você oferece um valor para ser contemplado.
3- O valor do lance é abatido das mensalidades. Este valor pode abater o número de prestações que você tem ainda a pagar ou no valor das prestações mensais. Nos dois casos você estará reduzindo a sua dívida. Antes de dar o lance veja qual a média dos lances que está sendo dada no seu grupo para ver quais as suas chances de ser contemplado.
4- O Fundo de Garantia (FGTS) pode ser utilizado como lance. Segundo Fernando Tenório, executivo do Bradesco e responsável pela área de consórcios, você poderá utilizar seu FGTS como lance nos casos dos consórcios imobiliários. Se for casado, poderá utilizar o FGTS de seu parceiro.
5- Consórcios também são muito utilizados por aqueles que não têm disciplina para fazer investimentos. Muitas pessoas que não têm disciplina para manter uma carteira de investimento fazem uso do consórcio porque ele impede o resgate a qualquer momento. Você só poderá colocar a mão nos recursos se sua cota for contemplada.
fonte g1 da globo.com
Se interessou para imóveis ou automóveis Fale com consultora Tata 1199923-1183