Entenda a Importância da Saúde Mental no Trabalho
Estudos têm provado cada vez mais que o trabalho está intimamente relacionado à saúde mental das pessoas.
Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que, em 2020, a depressão seria considerada a doença mais incapacitante do mundo e de acordo com o INSS a depressão e ansiedade estão entre as 5 principais causas de afastamento do trabalho no Brasil.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia revelou que em 2019 foram 200 mil pessoas que morreram no país em decorrência de doenças cardiovasculares, sendo o estresse apontado como uma das principais causas.
Para muitas pessoas, o ambiente de trabalho exerce forte influência. Em um estudo recente da Glassdoor, revela que, para todos os níveis de renda, o principal indicador de satisfação no local de trabalho não é o salário, mas a cultura e os valores de cada organização, seguidos pela qualidade de liderança, os benefícios e oportunidades de carreira na empresa.
Isso deixa claro que as empresas precisam buscar melhoria contínua no seu ambiente interno, suas políticas de incentivo, estabelecer um plano de cargos e salários estruturados, um ambiente acolhedor onde seja possível criar conexão entre os funcionários e líderes.
Colaboradores saudáveis são muito mais felizes, têm um melhor desempenho e tendem a permanecer na empresa por mais tempo, pois sentem que a empresa o valoriza como ser humano e consequentemente o aumento da produtividade aumenta de forma natural.
Por esse motivo separei 7 alternativas de saúde mental no trabalho que você pode implementar de maneira simples e eficaz na sua empresa, que eu já implementei e foi um sucesso.
1. Crie um ambiente de trabalho saudável.
Propicie um ambiente aberto e inovador onde as pessoas se sintam mais confortáveis, estimuladas e seguras para compartilhar suas ideias, momentos e opiniões. Utilize ferramentas de feedback, encontros com dinâmicas de criatividade, palestras sobre saúde mental.
2. Ofereça um ambiente de trabalho confortável
A ergonomia (NR-17) é uma importante ferramenta que influencia diretamente na capacidade produtiva e saúde do trabalhador, além de prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho. Portanto elabore um Programa de Ergonomia, que compreende o levantamento dos riscos e conscientize os funcionários acerca dos riscos ergonômicos e sua prevenção.
3. Invista em terapias alternativas na empresa
Cada vez mais empresas estão buscando implementar a prática de terapias holísticas, que surtem efeito positivo no humor, no desempenho e na saúde do time. Algumas terapias são: Ginástica Laboral, Quick Massage, Meditação, Barra de Access, Thetahealing e Yoga .
4. Promova a prática de esportes
Já é de conhecimento de grande parte das pessoas que a prática de exercícios auxilia na liberação de endorfina pelo organismo, uma das substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar. A empresa pode buscar flexibilizar os horários de trabalho para que o funcionário insira na sua rotina a prática de exercícios. Busque parceria com academias de ginástica e promova atividades com seus colegas de trabalho como corridas de rua, campeonatos e passeios turísticos.
5. Troca de conhecimento
Organize palestras, workshops, treinamentos e cursos que contribua para o desenvolvimento e capacitação do colaborador, aperfeiçoando suas habilidades a fim de aplicá-las na sua vida profissional.
6. Confraternizações
Os eventos comemorativos além de proporcionar muita diversão, esse clima relacional e proximidade criada entre os funcionários, amenizam um dos maiores problemas enfrentados na gestão de recursos humanos: os conflitos pessoais. Com a pandemia que estamos vivendo é necessário buscar alternativas como eventos drive-in, Lives de Confraternização, ou espaços maiores e abertos respeitando todas as orientações de cuidados e prevenção.
7. Ações de voluntariado
O voluntariado empresarial gera valor e impacto para a empresa, seu ambiente, seus colaboradores e, sobretudo, para a sociedade. Diversos benefícios e vantagens estão atreladas à sua prática. Planeje projetos e programas de voluntariado como doações, bazares e apadrinhamento de pessoas carentes.
Bom, acredito que vocês perceberam o quanto investir em programas de prevenção e promoção da saúde mental é fundamental para manter a qualidade de vida do empregado, os resultados das empresas e para a sociedade como um todo.
Gostou? Conta aqui pra mim o quê achou. Se puder compartilhar outras práticas da sua empresa ou que você acha legal, vou adorar saber.
Um Abraço e até breve.
Michelle Cruz
Engenheiro Químico | Empreendedora na Veg Brown
4 aExcelente artigo Michelle, é impressionante como atitudes simples podem fazer muita diferença no clima de trabalho!
Empreendedor Moveleiro na WL-Arquitetando Móveis
4 aParabéns pelo Artigo, poderia abordar isto como a saúde mental por não ter um trabalho.
Gangway and Crane Operator | Marine Alluminium Up Time | Sparrows | English Student
4 aÉ admirável sim várias e outras tantas maneiras de se lidar com problemas de diversos tipos. posso ser talvez questionado por meu posicionamento na rede, mas em nenhum momento eu observei a pronuncia espiritual ou religião. não podemos deixar de lado isso ! a maioria das pessoas preferem viver o mundo capitalista, da ostentação, do consumismo, do desrespeito, da fofoca, da inveja, do dinheiro a qualquer custo, de uma carreira brilhante e esquecem de que existe um Deus poderoso na vida de cada um. a falta de Deus leva o indivíduo ao caminho sem direção, sem rumo, sem fé, sem certeza do que é melhor para seu caminho. pessoas assim sofrem sem saber. faça uma reflexão do seu problema se houver, pergunte para você mesmo o que está errado. não tenha vergonha ! você já agradeceu ao senhor por sua vida hoje ? por sua família ? por seu emprego ? por seu filho (a) ? coloque Deus em tudo e maravilhas ele irá fazer por ti . sua fé é o sobrenatural de Deus em sua vida. boa noite à todos
Account Manager / Sales Manager / Business / Engenheiro / Comercial / Liderança de Equipes / Gestão de Negócios
4 aNossa! Parabéns pelo artigo e por compartilhar conosco. Acredito que é um tema muito importante e que deveria ser observado com mais atenção.
LinkedIn TOP Voice | Mentora de Carreira | Especialista em Recolocação Profissional e Empregabilidade | Criadora do Programa Recolocação Profissional 2.0!
4 aBelo artigo Michelle Cruz de fato a saúde mental dos profissionais devem ser levadas em consideração e se tornar prioridade nas empresas, porque um profissional que se sente bem e saudável (não só fisicamente, mas principalmente mentalmente) é muito mais feliz e produtivo, faltará menos e atenderá de maneira mais assertiva seus clientes internos e externos. E o ambiente de trabalho tem sido causador de muitos distúrbios há tempos por falta de orientação e de preparação em especial de algumas Lideranças.