Entenda a importância e o quê é T&D (Treinamento e Desenvolvimento ) das pessoas nas organizações.
Cada vez mais, as organizações estão preocupadas com o bem estar de seus colaboradores, proporcionando-lhes desenvolvimento, não só na parte técnica, mas também, no seu aspecto pessoal, mantendo as pessoas como o mais importante recurso dentro da organização.
Por que investir tempo, energia e dinheiro neste processo?
Pessoas conscientes das suas escolhas pessoais, do seu papel dentro de uma equipe, produzem mais, trabalham melhor, adoecem menos, ou seja, aumentam os indicadores de resultado, de satisfação e diminuem os indicadores de absenteísmo.
O treinamento de pessoal é o processo que possibilita o aprendizado aos funcionários, incluindo a preparação para suas funções, mudanças de planejamento, e também, reforço ou atualização, como por exemplo, adaptação à novas tecnologias.
Alguns dos objetivos de um treinamento são: melhorar e aumentar a produtividade, qualificar, promover a segurança no trabalho, diminuir o re-trabalho e apresentar a cultura organizacional da empresa.
Já o Desenvolvimento costuma ser entendido como um processo contínuo, mais amplo do que o treinamento, com caráter de aperfeiçoamento individual do colaborador. Trata-se não apenas de um crescimento profissional, mas também pessoal, visando explorar o potencial de aprendizagem da pessoa.
As organizações precisam ter em mente que é necessário desenvolver pessoas, e não apenas profissionais. Capacitar ou treinar é possibilitar que este grande patrimônio (o indivíduo/funcionário) possa contribuir com o que tem melhor, atuando em equipes de grande desempenho, gerando lucros e aumentando receitas. Este é o grande diferencial competitivo das organizações na atualidade e, provavelmente, o será para sempre.
Concordo, as empresas tem que ter essa consciência de que treinar e desenvolver os funcionários dará lucro e resultado para ela, reduz custo e o funcionário desenvolve novas habilidades, para exercer determinado cargo.