ENTENDA OS PRINCIPAIS MOTIVOS DE SUA INSATISFAÇÃO PROFISSIONAL
"Eu não gosto do meu chefe." "Minha equipe tem inveja de mim." "Eu não ganho bem." Profissionais da área de coaching e de recrutamento pessoal estão acostumados a ouvir essas reclamações. A insatisfação com o emprego ou com a carreira é recorrente entre os funcionários do atual mercado. Mas há três principais motivos que levam a essa frustração: falta de expectativa de futuro, propósitos incompatíveis com os seus e desorganização. Em alguns casos, você mesmo é o responsável por sua carreira não ter "deslanchado". Entenda os motivos de sua insatisfação profissional para dar um novo rumo à sua vida profissional.
1. Falta de expectativa de futuro
A baixa expectativa de futuro não deixa o profissional idealizar uma mudança ou inovação. Rapidamente ele fica desmotivado na própria rotina. "Muitas empresas se preocupam com os benefícios dos funcionários, como plano de saúde, e participação de lucros, mas não fazem com que eles tenham uma perspectiva de carreira, um projeto futuro. Saber sobre os ganhos no futuro, o que vai ser aprendido a longo prazo, é o que vai manter as pessoas na empresa". Os profissionais mais ansiosos, que esperam resultados rápidos - como um salário melhor - , ficam insatisfeitos quando a empresa tem uma estrutura muito vertical, onde os funcionários demoram para crescer.
2. Desconhecimento dos valores e propósitos
Muitas vezes os valores da empresa não estão de acordo com os seus. Se você for a favor de uma relação mais humanizada, valoriza o trabalho em equipe e as parcerias, não vai se adaptar a empresas com o foco em dinheiro. Por exemplo, se você é economista e trabalha em um banco de investimento, pode, então, ir para a área financeira do mundo corporativo. É preciso saber o que se quer obter por meio de uma profissão. O autoconhecimento vai direcionar você para o caminho que vai satisfazer os seus valores. Sejam eles segurança, liberdade, aventura, poder ou contribuição.
3. Desordem e falta de metas
A desorganização pode atrapalhar você e a equipe, e não deixar você atingir as suas metas. E isso é muito desestimulante. Quando atingimos as metas sentimos tranquilidade, segurança e elevação na autoestima, que impulsionam conquistas novas e desafiadoras. O sucesso faz muito bem!
Quando surge a insatisfação no trabalho, é comum culpar a empresa pelo problema. Porém, nem sempre as causas do descontentamento são externas. Em alguns casos, a fonte do desânimo ou das reclamações constantes pode estar na maneira como o profissional se relaciona com o trabalho ou com a própria vida.
O melhor caminho para descobrir se o problema vem de uma desordem interna ou realmente da insatisfação com a empresa consiste no autoconhecimento.