Entrevista de emprego tradicional?
Recentemente passei por um processo de entrevista, bem diferente do que estou acostumado a participar.
Não tinha aquelas tradicionais perguntas do entrevistador como: Quais são seus objetivos a curto prazo? Como você lida com as pressões do trabalho? Por que devemos contrata-lo? Seus pontos fortes? e etc. O processo foi no meu ponto de vista muito melhor e me deixou mais confortável sem esta pressão de questões pré prontas e que muitos dizem não ter uma resposta exata.
Por isso decidi escrever este artigo para saber a opinião de vocês quanto a este assunto. O que é mais confortável? Uma entrevista tradicional, com aquelas questões pré formatadas, ou um entrevista mais informal tomando um ótimo café, com ótima conversa? Já que a maioria das informações estão no seu CV ou no seu perfil.
Bem, voltando um pouco neste processo que achei muito interessante, a recrutadora (RH) me deixou muito confortável, me ofereceu café e fomos pra sala de reunião onde pudemos ter um ótimo bate papo (prefiro não colocar nome da recrutadora e da empresa) sem muitas perguntas ela conseguiu saber da minha vida profissional com muito detalhe, me passou muita segurança, achei muito profissional da parte dela este lado humano de respeitar e saber se posicionar perante à pessoa que está passando por um momento delicado como é a busca de recolocação.
Então fiquei na duvida se o tradicional método de perguntas e respostas do processo seletivo não precisa renovar.
Sócio de Crespo Gregio Advogados
2 a👍
Administrador de Empresas
6 aParabéns André. Seu olhar sobre o processo de seleção é bastante interessante e atual, realmente é necessário uma remodelação nos métodos de entrevista/contratações. Todavia, precisamos entender que em muitos processos e ambientes empresariais, o método tradicional ainda irá prevalecer pela própria dinâmica e cultura da empresa.