ENTREVISTAS - ponto de vista técnico (PARA INICIANTES)
Focando, agora, aos profissionais em início de carreira que buscam colocação em áreas técnicas, como em publicação anterior, demonstrar e transparecer ser uma pessoa de vontade e proatividade é básico em uma entrevista técnica (com o responsável direto pela área de atuação). Saber apresentar o conhecimento adquirido através da graduação/tecnólogo/curso técnico é fundamental nos processos seletivos, uma vez que não há experiência profissional neste caso (salvo para as pessoas que conseguem, por exemplo, atuar, mesmo que em cargos de hierarquia inferior, em empresas do ramo da graduação). Infelizmente, há muitos profissionais que não sabem ou não conseguem demonstrar seu potencial em entrevistas técnicas; não conseguem transparecer como transformar em ações e atitudes tudo o que foi estudado e, com isso, não geram confiança no recrutador (que nesta fase do processo seletivo, será um superior direto – imediato ou não).
Procurar absorver o máximo de conhecimento ao longo da formação é imprescindível. Proceder bons estágios curriculares, providenciar estágio extracurriculares (diferencial por demonstrar a proatividade tanto requisitada e comentada quando se fala de requisitos pessoais/comportamentais, além do principal que é o aprimoramento do conhecimento e obtenção de alguma prática associada). Obter o máximo de informações gerais e técnicas sobre os assuntos dos quais se pretende iniciar a carreira... isso tudo pode ser visto/observado em uma entrevista. “Ganhe” o recrutador com uma boa apresentação dos seus conhecimentos e habilidades, tendo boa argumentação técnica/teórica; saiba falar sobre o que você pretende trabalhar, seja objetivo. O recrutador tenderá a prever que você, provavelmente, será um bom profissional pelo nível de argumentação observada na entrevista (por em prática, colocar a mão na massa). É importante mostrar ao entrevistador o que você fez para melhorar seus conhecimentos técnicos nos últimos 12 meses.
Quando for responder a questões como “Por quê você deve ser contratado?”, “Como você pode contribuir com nossa empresa?”, “O que você considera que pode agregar a nossa empresa”, “Me fale/cite seus pontos fortes.”, “Quais resultados você espera trazer para nossa equipe?”, você deve estar pronto a responder e apresentar todo o seu conhecimento teórico e saber (através dos estágios) falar como colocar em prática, explicando como executar algumas atividades para a função que está buscando colocação. Como, em início de carreira, não há experiência para balizar suas competências e habilidades, você deve saber explicar bem, com precisão, sobre as atividades requeridas ao cargo proposto. Isso é o que se espera de um profissional em início de carreira (excelente fundamento técnico, boa argumentação, boa articulação, proatividade).
Exemplo, se você fez algum intercâmbio, não tente demonstrar somente que essa experiência lhe trouxe mais cultura e algum aprimoramento em outra língua (isso é meio óbvio) ... O ideal é demonstrar como esta experiência trouxe flexibilidade, resiliência (para sair das diversas situações inusitadas e adversas que acontecem nestes casos), a capacidade de mudança (inerente nestas situações), foco nos objetivos e o senso de realização (pela conclusão do intercâmbio, mostrando os resultados conquistados – exemplo: ao final do intercâmbio, consegui grau avançado na língua tal, etc.). Este foi só um exemplo em como explorar um assunto em uma entrevista, para, por exemplo, responder a questões tipo “Relate/Fale sobre alguma situação difícil em que você tenha enfrentado e conseguido superar.”, Como você reage sob pressão ou situação inesperada?”. Explore este tema para falar, também, sua habilidade em trabalhar em equipe e conseguir lidar com pessoas diferentes (grupo heterogêneo).
Então, prepare-se para apresentar ótimo nível de conhecimento técnico e mostrar sua habilidade para colocá-los em prática, deixando claro que você sabe a aplicabilidade e alocação de tudo o que você aprendeu e testou/operacionalizou nos estágios ao longo da sua formação!
Product Manager | Product Owner | Produto
6 aÓtimo conteudo. Realmente esse momento após formatura é bem complexo e dsestimulador. Dicas como essas, nos dão impulso para seguir em frente. Obrigada!
Supervisora de Produção at Hypofarma
6 aMomento crítico na vida de qualquer formando... Exemplo de leitura que ajuda bastante nesta fase, com pertinência e objetividade. Obrigada!