Envelhecer é estar presente na vida e não fincado no passado.

Envelhecer é estar presente na vida e não fincado no passado.

O tempo passa, a idade cronológica é inegável,  porém, o envelhecimento precoce da mente, o comodismo, os achismos da idade, os conformismos que permeiam pessoas, que são mais velhas por que criaram raízes e de negar a evolução dos tempos.  O tempo passa, a vida não pode passar com ele, e sim ir adiante, amar, desapegar-se de tantas coisas que ficaram no passado. Perdem por isso, envelhecem a mente mais do que o corpo.   Muitos passam a vida a juntar dinheiro, tesouros, e aí, perdem oportunidades que a vida oferece, para que este tesouro seja para servir, para construir, para encontrar prazer em envelhecer, sem tantas picuinhas, sem tanto achismo, sem tanto preconceitos, sem os tantos que não levam a nada, apenas a solidão.
Envelhecer com sabedoria, não é manter-se em regras criadas pela mente e de tão fechadas, tão restritas, que não perceberam que o mundo não é mais o mesmo, a cada dia.  Desejos diferentes, pensamentos diferentes, culturas que evoluíram. Envelhecer é estar presente na vida e não fincado no passado, diariamente, fazendo-se melhor, amando as pessoas, a vida.   Chega de porque se é velho na idade, tem direito de querer que outros também envelhecem em conceitos retrógrados, falidos no que diz respeito ao contexto.  Pessoas apegadas a uma moral que só é dela.   O resto, coitados dos que saem deste contexto moral que nada contribui com uma sociedade que se transforma.
Envelhecer é não considerar a opinião do outro, é não aceitar a forma como o outro escolheu viver. Envelhecer é querer que todos pensem e ajam como eles, velhos de mente.  Que não aceitam que o outro discorde, que  o outro dê um alerta,  é humilhação porque sou velho e não preciso de conselhos.
Envelhecer, é apaixonar-se pela vida diariamente, hora após hora. É viver em liberdade e não ter medo de ser feliz.  Envelhecer não esconder-se no manto de uma moral ou uma aparência de que se é certinho, quase perfeito, e que todos devem reverência.  
Envelhecer é ser paciente também, e não querer que todos sejam pacientes com ele. Envelhecer é um condição de vida, é uma vivência que deve ser compartilhada, pela evolução, pelo crescimento, pela adequação as transformações sociais e culturais da sociedade.  Envelhecer não é permanecer no passado, mas essencialmente estar no presente.
E viva a vida!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos