Episódio 6 - O Líder Diferenciado e o TRATADO DO COMO.
A jovem CEO e o também jovem BP - Business Partner, estão há dois anos empenhados no processo de mudança para desenvolvimento humano e organizacional. Juntos acreditavam em um novo Modelo de Gestão muito diferente daquele que perdurou durante anos na organização. O novo Modelo de Gestão, denominado de Orgânico, é caracterizado pela amplitude de comando, maior confiabilidade nas comunicações informais, promovendo autocontrole e coordenação entre os colaboradores com a finalidade de realizar objetivos de forma interdependente. Neste novo Modelo de Gestão, as responsabilidades entre os colaboradores são compartilhadas de forma ampla. O relacionamento ocorre de forma fluida e pode facilmente se adaptar a constantes mudanças no ambiente, conforme as tomadas de decisão a serem abordadas pelos indivíduos do grupo, com discussões para o consenso de todos.
O propósito deste novo Modelo de Gestão era essencialmente altruísta: todos os stakeholders, indistintamente, ganham cada vez mais e continuamente, sendo a lucratividade uma consequência natural deste relacionamento interdependente.
A organização orgânica prospera com o sincronismo quadridirecional. Nele, cada líder, independentemente da área e nível hierárquico, tem o dever de buscar e dar continuamente feedback para seus superiores, liderados, clientes e fornecedores (internos e externos). A missão é atender cada vez melhor, mais ágil e economicamente as necessidades legítimas dos interlocutores. Com isso, se consegue reagir rápida e facilmente às mudanças no ambiente, tornando a organização mais adaptável.
No inicio do processo de mudança para implantação do novo Modelo de Gestão havia muito entusiasmo, mas agora a CEO e seu BP estão nitidamente desanimados. A mudança organizacional para implantação do novo Modelo de Gestão enfrenta muitas resistências. A cultura organizacional dificulta muito a mudança dos comportamentos. Nela, aparece notadamente uma obsessão pela prioridade absoluta para obtenção dos resultados econômico-financeiros, mesmo que isso significasse o descontentamento dos stakeholders, que se sentiam objetos à serviço da lucratividade da organização. Colaboradores, clientes e fornecedores tinham, frequentemente, o atendimento das suas necessidades legítimas negligenciadas.
Colaboradores com metas propositalmente inalcançáveis, desafiados a atingi-las, sem que soubessem o método melhor, mais ágil de econômico. Perseguindo o alcance destas metas com uma carga de trabalho insuportável, causando preocupação, agitação e ansiedade crônicos e, inevitavelmente, a Síndrome de Burnout.
Clientes sendo ludibriados por uma propaganda enganosa sobre a qualidade do produto que estavam comprando. Hipnotizados por um marketing muito bem elaborado, os clientes acreditavam que o alto preço do produto era acompanhado por uma qualidade e durabilidade compensadoras. O consumo desmascarava o engodo: produto caro, feito para não durar!
Fornecedores eram frequentemente intimidados a aceitarem uma negociação, onde notadamente perderiam e a organização ganharia.
O Meio Ambiente estava sendo escandalosamente prejudicado, através da contaminação da água e a poluição do ar.
Todo este cenário cultural foi herdado pela jovem CEO, sendo característico do Modelo de Gestão adotado por seu pai, agora Presidente do Conselho de Administração da Empresa. Apesar de afastado do dia a dia da organização, a CEO sentia que o poder de seu pai ainda reinava nos corredores da organização. Uma espécie de credo, ainda respeitado pelas lideranças de processos chave da organização. A CEO não recebia respaldo algum de seu pai quando apresentava projetos voltados ao Capitalismo Humanista, Consciente, de Stakeholders e ao EESG. Ao contrário, recebia conselhos para manter o Modelo de Gestão Comando e Controle. Segundo o fundador, o LUCRO É O ÚNICO MOTIVO PARA UMA ORGANIZAÇÃO EXISTIR!
Em evidente desespero e sem ideias, a jovem CEO recebeu de seu BP a informação de que existe uma organização que estava conseguindo fazer uma significativa diferença na vida de seus stakeholders. Cada um deles estava muito satisfeito e feliz com o atendimento das suas legítimas necessidades. O CEO desta organização também era jovem e tinha assumido o cargo há pouco tempo, tendo conseguido implantar um Modelo de Gestão completamente diferente daquele que seus pais adotavam (estes no Conselho de Administração).
A organização era considerada um exemplo de Capitalismo Humanista, Consciente, de Stakeholders e EESG. O êxito desta Organização Diferenciada era inacreditável. O CEO era conhecido como LD - Líder Diferenciado, tendo se acostumado a ser tratado desta forma. Só mesmo o conhecendo de perto para comprovar que tudo aquilo que falavam sobre ele era verdade. Sem dificuldade, a CEO e o BP conseguiram uma reunião com o LD.
Recomendados pelo LinkedIn
Os visitantes se despendem, ansiosos por ler o livro Como Ser Líder Diferenciado. Levaram o contato do Léo Fernando Castelhano Bruno para contratá-lo oportunamente como mentor.
##########################################################################
LIVRO COMO SER LÍDER DIFERENCIADO
Autor: Celso de Souza e Souza (Lançamento em Março/23)
A Liderança Diferenciada® operacionaliza a definição de liderança da UNESCO:
“Liderança é um processo de influência, para desenvolvimento humano e social. Esta liderança tem presença responsável no seu meio, é equilibrada em seus valores pessoais, coerente, congruente e exemplo. Atinge objetivos comuns junto com a equipe, através do desenvolvimento das competências e da autonomia. Agrega valor continuamente à sociedade. São fecundas e desafiam obstáculos e metas difíceis, porém alcançáveis. Desafia o principal determinismo – a morte organizacional – pois alavanca a sua longevidade sustentável”.
A Liderança Diferenciada® é capaz de erradicar a Síndrome de Burnout, garantir a CNP – Comunicação não Violenta e a SP – Segurança Psicológica.
Mais de 7.000 gestores de diferentes áreas e níveis hierárquicos foram capacitados na Liderança Diferenciada®, em organizações de diferentes tamanhos e segmentos de mercado.
Você já pode fazer a compra antecipada do livro (entrega em março), com 68% de desconto: de R$ 279,00 para R$ 89,90 + frete.
Ao fazer a sua encomenda, você receberá gratuitamente a versão digital do livro Liderança Diferenciada® (primeiro livro do autor).
Tenha um completo MANUAL TÉCNICO-CIENTÍFICO sobre a liderança capaz de fazer a diferença nas organizações para um Capitalismo Humanista, Consciente, de Stakeholders e para o EESG.
Faça a sua encomenda junto a RG Editores, com o João Dutra:
WhatsApp: (11) 3230-8676
E-mail: pedido.rgeditores@outlook.com
Assunto: Livro Como Ser Líder Diferenciado