Equidade na gestão

Equidade na gestão

Equidade é o substantivo feminino com origem no latim aequitas, que significa igualdadesimetriaretidãoimparcialidadeconformidade.

Este conceito também revela o uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para se tornarem iguais. A equidade adapta a regra para um determinado caso específico, a fim de deixá-la mais justa.

Nós gestores, vivemos brigando com o tempo, mas o tempo é cruel, temos que ter o cuidado para que nossas atitudes não venham desestabilizar o clima colaborativo em nossa empresa. Pois apesar do cuidado no processo da seleção dos nossos colaboradores, todos eles são únicos, somos dotados de virtudes e defeitos. Uns são mais proativos, outros mais assertivos, outros menos proativos e assertivos, entre todos encontramos aqueles que dependem das atitudes de outros para realizar suas tarefas, mas isto não reduz seu valor como ser humano. Em tempos de crise devemos reduzir as distâncias entre o planejado e o realizado, neste caso seria bom aprimorar nossa leitura cognitiva para entender as demandas sociológicas e psicológica dos nossos comandados. Equidade exige flexibilidade e sensibilidade para se fazer justiça sem abrir mão das metas e resultados esperados, para isso acontecer temos que fazer uma viagem dentro do nosso sistema perceptivo, só assim, iremos criar condições para instalar um canal permanente da empatia, e digo mais, atitudes como estas poderá promover e levar o equilíbrio para os relacionamentos dentro da adversidade.

A escassez da Equidade pode favorecer o descontentamento de alguns colaboradores, principalmente aqueles desprovidos de formação para entender as informações, se precisar desenhar para comunicar com clareza, não pense duas vezes: Faça o desenho, esta esperando o que? Informações clara aumenta o grau do sentimento de Pertencimento Colaborativo, isto tem reflexo no passivo trabalhista. Trabalhar com gente, tem que gostar de gente, tem que estudar o comportamento humano. Quem pratica a equidade promove atitudes agregadoras e aglutinadoras em torno dos mesmos objetivos.

A virtude da humanidade consiste em amar os homens; a prudência, em conhecê-los. - Confúcio -

Prof. Palestrante / Mediador Joel Souza


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos