Equilibrando os pratinhos
Reuniões, clientes, resultados, projetos.
Inspira!
Chefes, promoções, cargos, plano de carreira.
Expira!
Planos, planos e mais planos.
UFA!
Nossa rotina corporativa é cada dia mais atribulada. Nos cobramos por evoluções rápidas e constantes. Não aceitamos nada menos que resultados positivos e projetos assertivos. Entretanto, tal como uma caverna escura, quanto mais vamos explorando as oportunidades corporativas mais dificuldades temos em olhar o que está acontecendo “lá fora” na nossa vida pessoal.
O mercado corporativo é intenso e normalmente quanto mais nos dedicamos mais resultados trazemos, não é verdade?
Na minha visão a resposta é: DEPENDE. Talvez no curto prazo essa sentença seja verdadeira mas não necessariamente no longo prazo. Sendo assim, a produtividade é mais importante do que o tempo dedicado! Aqui a velha máxima que diz que “quantidade não é necessariamente sinônimo de qualidade” se aplica perfeitamente. E a produtividade tem muita relação com colocar em prática tudo que você aprendeu nos cursos, nas experiências profissionais passadas, nas decisões corretamente tomadas. Mas, o que boa parte das pessoas não percebe é que a produtividade também tem muita relação com a maneira que você equilibra toda a sua vida. Em TODAS as esferas!
“Meu Deus não vou poder ir naquele chopp com os amigos porque preciso fazer uma analise do resultado de vendas. Tudo bem, eles vão entender....de novo”.
“Não vejo meus pais há semanas, mas Ok, whatsapp existe pra facilitar nossa comunicação, não é mesmo?”.
“Não entendo como não engreno na academia. Fico sem disposição e não tenho tempo pra ir!”
“Caramba! Já são 17h e ainda não consegui almoçar. E essa dor de cabeça que não passa....”
Coincidência ou não os resultados são diretamente afetados pelo andamento da nossa vida fora da empresa. Já pararam para perceber que quando não estamos bem ou estamos preocupados com outros temas nosso foco diminui e cada atividade rápida passa a demorar muito mais? A produtividade despenca. Como resolver? Mais dois comprimidos de dor de cabeça porque a carga horária vai ter que ser aumentada para dar conta! Aquela caverna fica cada vez mais escura e não percebemos que essa situação está muitas vezes pautada na falta de um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. Na verdade na falta de equilíbrio na sua vida. Pois como sabemos a vida é uma só e o que fazemos na esfera pessoal reverbera na profissional e vice e versa.
Então como buscar esse EQUILÍBRIO?
Pense em você e crie uma rotina!
Veja, você é o ponto central da sua vida! Já parou pra pensar que aquela produtividade caiu porque talvez você não tenha se preocupado com o que te faz bem também fora do ambiente corporativo? Não significa dizer que sua dedicação profissional não tenha importância, muito pelo contrário. Mas como separar totalmente a vida pessoal da profissional? Se você deixa recorrentemente de realizar alguma atividade que te faz bem por causa do trabalho, no longo prazo seu desempenho corporativo provavelmente será afetado.
Ajustar só depende de você! Não deu para mudar a reunião no trabalho ou aquele prazo? Mude a data/ horário da sua atividade, negocie o prazo com seu chefe, busque alternativas. Mas não deixe constantemente de realizar o que te faz bem, o que contribui com seu equilíbrio. Tal postura fará com que essa “atividade pessoal” passe a ser essencial na sua vida. Te faz bem praticar yoga diariamente? Sair para beber com os amigos? Ter mais tempo de qualidade com seus filhos? Só você poderá dizer o que te faz bem, mas acima de tudo crie uma rotina! Em algumas semanas você passará a entender que sua vida é composta também de fatores não corporativos essenciais e que eles são fundamentais para criar o tal do “círculo virtuoso”. Ah, a tal da produtividade? Eu aposto que ela voltará e você se tornará ainda mais eficiente.
Se você é capaz de equilibrar tantos pratinhos na sua vida profissional, aposto que consegue incluir mais alguns que te fazem tão bem, não é mesmo?
IT Director
5 aExcelentes reflexões Eric :)
Marketing | Eventos | Patrocínios | Ações Comerciais | Relacionamento
5 aAdorei! Ótimo texto!
Excelente reflexão, Eric! É bastante comum nos pegarmos dedicando muito mais tempo para a caverna do que para o que está lá fora. Parabéns por incentivar a reflexão e possibilitar que mais pessoas percebam a importância do equilíbrio para nossa maior produtividade e bem-estar.
Product Manager | iGaming professional with experience in the Brazilian market | Gaming, Payments, and CRM platforms
5 a"A vida é uma só", perfeito! Concordo 100% que tudo na vida é equilíbrio, inclusive em questão dos hobbies. uma situação que sempre penso: imagine algo que você gosta de fazer para lazer; agora comece a fazer 9h por dia, 5x, ou 6x na semana, aplicando regras e critérios não necessariamente definidos por você... sem equilíbrio tudo sai dos eixos.
Games, Tecnologia, Empreendedor and MIT Alumni
5 aMuito bom Eric, excelente reflexão!!!Faz a gente repensar algumas coisas!!!