A Era das Experiências
Esta semana foi dedicada aos encontros acadêmicos, um presencial e outro on-line. Enquanto profissional da comunicação e curiosa do setor turístico, não tenho a menor dúvida de qual formato mais me agrada: o contato, o convívio e a comunicação levarão sempre vantagem. Mais do que nunca estamos na era da valorização das experiências.
Na quarta, 21/11, participei do V Encontro de Inovação e Empreendedorismo – Saúde e Bem-estar, promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Turismo da UNIGRANRIO , mais uma vez organizado pela pesquisadora Paola Lohmann . Esta foi a segunda vez que participo de um evento do NPTU, a primeira foi durante a pandemia. O modo on-line foi importante naquele momento, mas nada como a experiência dos contatos e encontros que os eventos presenciais proporcionam, especialmente para mim, habituada ao meio da comunicação. A primeira mesa para a qual foram escalados Kwan Yin Gil Delgado 🏳️🌈🌻 (FAPERJ ) e Marcelo Aguiar (SEBRAE), entre outros representantes do corpo docente da universidade, teve como foco os Desafios do Turismo. A cereja do bolo ficou por conta da presença de última hora de Edivaldo R. , Gerente de Inovação da Embratur , que falou, entre outras coisas, sobre o edital Desafio Rota Literária, cujas inscrições podem ser feitas até 30 de novembro.
Recomendados pelo LinkedIn
Ao longo do dia, passaram pelo salão de conferências do Museu Histórico Nacional a atriz e empresária Tânia Alves, comemorando 30 anos do Spa Maria Bonita ; o professor Dr. Ambrozio Correa de Queiroz Neto, coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do CEFET-RJ, no painel que abordou a retomada do turismo no contexto Pós-Pandemia, a partir dos esportes ligados ao mar; e Roberta Werner , Diretora Executiva da Visit.Rio, que fechou o bate-papo sobre Redes de Empreendorismo em Bem-estar para turistas e residentes. Também compareceram ao evento Arnaldo Bichucher , presidente da Liguia, e Otavio Leite , Assessor da Presidência da Fecomércio RJ , que anunciou a instalação do escritório da UN Tourism para as Américas no Rio de Janeiro, ainda este ano. O único aspecto negativo do Encontro foi o pequeno atraso na programação, que me fez perder o debate sobre Transformação Digital, que reuniria professoras da UNIRIO e da Universidade Federal Fluminense , numa demonstração da união, da força e da importância da atividade turística no âmbito nacional.
Ontem, dia 22, foi a vez do Laboratório de Políticas, Governança e Turismo da Universidade Federal Fluminense promover a live “Formação do Bacharel em Turismo: perspectivas atuais”, em comemoração aos 20 anos do curso de Turismo e Hotelaria da UFF. A professora Dra Fabia Trentin foi a mediadora da conversa digital entre o Prof. Dr. Alexandre Panosso Netto, docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo ; a Prof. Dr. Ari da Silva Fonseca Filho, docente da Universidade Federal Fluminense; o Prof. Dr. Carlos Eduardo Silveira, docente da Universidade Federal do Paraná ; e a Profa. Dra. Daniela Sottili Garcia, docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul . A apresentação que mais me chamou a atenção foi a do professor Carlos Eduardo, que refletiu sobre a necessidade de adequação da academia com os interesses dos estudantes, atualização do conteúdo e aproximação com o mercado. Um grande passo para isso seria a liberação das gravações das aulas inaugurais, minicursos e encontros síncronos promovidos pelo laboratório e outras instituições em seus canais do YouTube.
Compartilhar conhecimento é sempre bom! Agradeço aos organizadores dos dois eventos, especialmente à Paola Lohmann por proporcionar tantos encontros.
Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro / Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio
1 aObrigada, Betina!!! Foi mesmo muito especial!!! Em 2024, teremos o VI Encontro e desejamos contar com a sua participação!!!