Era Exponencial e Gestão Emocional, o progresso que nos regrediu
Crédito imagem: Recode. Tecnologias Exponenciais

Era Exponencial e Gestão Emocional, o progresso que nos regrediu

Vivemos em um mundo globalizado, veloz, aonde rapidamente recebemos as informações devido a tecnologia avançada, somos mais eficientes nos processos comparado ao passado estamos vivendo o mundo VUCA, determinado por 4 características: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

O primeiro denomina a velocidade e agilidade das mudanças, o que gera a incerteza apesar da grande disponibilidade de informações que não necessariamente são úteis para compreender o futuro, complexo devido a conectividade o que dificulta o processo de tomada de decisões pela gama de variáveis e ambíguo uma vez que cada individuo interpreta de uma maneira os diferentes contextos.

A Era Exponencial a Transformação Digital desafia as empresas, as forças de mudança e as tecnologias propicia a velocidade de mudança nunca percebida antes. A automatização no trabalho e a necessidade de se reinventar. A tecnologia deveria gerar mais tempo para desenvolvermos a nossa criatividade e fazer o que as maquinas não podem fazer. Solucionar problemas, gerir sentimentos e pessoas, motivar, engajar e se conectar através do relacionamento interpessoal.

Mas de fato não é a realidade de algumas empresas aonde é comum o baixo engajamento, desmotivação, conflitos, hipercompetitividade, falta de comunicação e punição ao erro. Fatores que demonstram o quão retrógrados estamos quando se trata de relações humanas e valores enquanto evoluímos tecnologicamente.

Hoje pela manhã estava conversando com a minha avó de 86 anos,sabiamente ela me disse que o problema esta na quantidade de informações que recebemos por conta da internet, que nos causa confusão e uma tonelada de informações divergentes. Antigamente, ninguém sabia o que estava fazendo, as pessoas lidavam bem com a própria individualidade e não buscavam um padrão, pois não tinham referencias do mundo perfeito das celebridades da internet ou ate do que era apresentado pela mídia.

As pessoas estão esgotadas. E espero que a evolução emocional humana, consiga acompanhar a transformação digital como uma força para o bem e não sendo conivente com as estáticas de aumento da depressão e síndrome de burnout.

Segundo a OMS, o Brasil é o país mais deprimido e ansioso da América Latina. Ao mesmo tempo, sabe-se que o Brasil é o segundo país com maior incidência de burnout na população economicamente ativa, segundo a ISMA Brasil.

Portanto temos que ter disciplina e discernimento, nesse mar de informações, para de forma saudável lidar com temas que a tecnologias não vai poder responder por nós, incorporando novas práticas e atitudes em nosso dia a dia para não entrar nos dados estatísticos.

Boa sexta-feira!

Fernanda Vinagre Veronesi

Business Leader | B2C & B2B | ex. Samsung, , TIM

4 a

Orgulho de vc!!!!

Paula Góes

Ative o Modo Felicidade na sua Carreira | Estrategista de Carreira e Marca Pessoal | Consultora de Executive Search e Leadership Advisory | Founder Happy.Lab

4 a

Ótimo texto!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos