Escassez de água x Utilização de água de poço
A atual escassez de água que tem afetado dramaticamente o estado de São Paulo e mais recentemente, também o estado do Rio de Janeiro tem incentivado muitos cidadãos, empresas e condomínios a fazerem uso de água de poço, artesiano ou não. Muitas vezes estas águas são utilizadas unicamente para lavagem de pisos, rega de plantas e atividades similares. Outras vezes, no entanto, estas águas são misturadas, em caixas d´água ou cisternas, com a água fornecida pelas concessionárias, ou em alguns casos utilizadas diretamente para o consumo humano.
A parte as questões legais, que são controversas e variam de um estado para o outro, a utilização destas águas subterrâneas sem o devido controle podem implicar em sérios riscos à saúde. Afinal estas águas subterrâneas podem receber diversos contaminantes que se infiltram no solo, de contaminantes microbiológicos a produtos químicos, pesticidas, combustíveis etc... Para utilização destas águas é fundamental que sejam feitas análises periódicas, tanto microbiológicas, quanto físico-químicas, além de trata-la adequadamente, de forma a mitigar o risco de utilização. No caso de utilização coletiva, como em condomínios, clubes e empresas é fundamental o acompanhamento e responsabilidade técnica de um profissional químico registrado no conselho de classe, o que é uma exigência legal.
A Baktron está capacitada a fazer todas as análises exigidas para assegurar a qualidade das águas subterrâneas para consumo humano. O serviço é prestado para pessoas físicas, profissionais, consultores, condomínios e empresas. É uma análise relativamente econômica que permitirá ao cliente tomar a decisão segura quanto à correta utilização da água, tratamentos a realizar e busca de profissional.