Escolha - é o que seus clientes querem.

Escolha - é o que seus clientes querem.

Seus clientes esperam escolhas. Escolhas em como você vende para eles, como eles compram e como você interage e se comunica com eles. Isso está criando desafios para equipes de vendas e marketing em todos os lugares, grandes e pequenos. Ainda mais desafiador é que muitos estão presos com poucas opções.

A sociedade está passando por um período de transformações nos campos tecnológico, econômico e social. E este cenário novo que se apresenta tem mudado a forma de atuação de empresas e o perfil dos consumidores. Isso demonstra que está cada vez mais difícil definir um padrão de consumidor. Mudaram os gostos, o ritmo de vida, as exigências, refletindo-se diretamente na forma de comprar.

Muitos empreendedores hesitam em seguir seus sonhos porque acreditam que o seu mercado já está saturado e que não há mais espaço para novidades ou crescimento.

Continuar a fazer seu negócio crescer é a questão?! Confira aqui 3 modelos atuais que empresas vem buscando como diferencial competitivo.

1. Comunicação Múltipla

Ser capaz de oferecer aos seus clientes múltiplas formas de comunicação é um requisito se você deseja atrair mais clientes e crescer seu negócio. Reveja as opções que você está oferecendo atualmente aos seus clientes - e-mail, telefone, face a face, redes sociais e mala direta. Cada um destes é útil por conta própria, mas seus clientes mudaram. Eles não estão em sua mesa o dia todo, eles estão trabalhando em escritórios remotos ou em casa, e muitos estão trabalhando em um ambiente móvel.

Se você estiver limitando sua comunicação a qualquer uma dessas opções sozinho, você está faltando oportunidades significativas de se conectar e se comunicar. Sua concorrência já percebeu isso e está tomando medidas para expandir suas conexões para se comunicar e se conectar melhor.

2. Customização ou Personalização

Redes de fast food por exemplo, estão a encontrar a existência de uma relação direta entre a estratégia de customização em massa e valor econômico. Pois, na busca pela vantagem competitiva, o diferencial das empresas é o valor percebido pelo cliente, em relação ao serviço ou produto oferecido; e hoje; onde quase não existe diferença entre os produtos, os consumidores estão buscando algo personalizado, diferenciado e individualizado.

Assim, a customização de produtos ou serviços, surge como a resposta para a maioria das empresas no momento, ou seja, satisfazer as necessidades individuais do mercado consumidor. Produzindo com preços semelhantes aos da produção em massa com processos baseados em flexibilidade, agilidade e integração com o cliente. Atendendo a clientes exigentes, insatisfeitos com o desempenho dos produtos e serviços oferecidos no mercado, de forma padronizada, e que estão ansiosos por serem atendidos de forma personalizada. O cliente atual já deixa a entender que decidirá por algum produto padronizado oferecido ou preferirá assumir opções que preencham as suas necessidades de forma particular. Ex: a montagem de um sanduíche com os ingredientes que ele escolha.

Um produto ou serviço personalizado pelo próprio cliente, atenderá melhor às suas necessidades, aumentando o valor de utilidade percebido e reduzindo sua insatisfação uma vez que o próprio é quem decidiu o que melhor o atenderia. Já a empresa verifica como indicador a existência de uma relação direta entre customização em massa e valor econômico agregado.  

Penso que você aí que me honra com o carinho da sua leitura vai concordar comigo que na ERA DA EXPERIÊNCIA que hoje vivemos, poucas são as empresas que realmente encantam. E este baixo número em muito se explica exatamente pelas experiências ruins que nos são proporcionadas pelas mais diversas empresas que interagimos diariamente.

Quão mais personalizado e humano for seu atendimento, melhores serão os índices de satisfação dos seus clientes. Simples assim!

3. Varejo + Serviços

É grande o crescimento na venda de serviços no varejo. Ou seja, produtos que não geram estoque. Grandes redes como a C&A, já se deram conta desta tendência e vem aumentando gradativamente o mix de serviços oferecidos. A móveis Gazin, varejista do Paraná com atuação também nos estados de MS, MT, RO e AC, há alguns anos aderiu a venda de produtos financeiros como garantia estendida, seguros e planos odontológicos e hoje a venda desses produtos não só faz parte do mix de todas as lojas com metas de vendas, como já representa uma boa parte da receita e do lucro da empresa.

No varejo do futuro, essa não vai ser uma alternativa, mas uma necessidade. Verifica-se a existência de uma relação direta entre a introdução de serviço e o valor econômico agregado. Este processo pode ocorrer pela introdução de soluções caseiras ou através de parcerias com outras empresas. Segundo a revista Varejo, empresas como o Magazine Luíza, segunda maior rede de eletros e móveis do País, vender serviços, daqui a quatro, cinco anos, vai ser muito mais rentável do que a atividade comercial propriamente dita.

DIFERENCIAL COMPETITIVO = DIFERENCIAR-SE E GANHAR MAIS! Este é o caminho já que fica cada vez mais difícil aumentar preços ou margem de lucro e ao mesmo tempo reduzir despesas. Criar a chamada política de ganha a ganha.

Por fim, para incrementar e transformar cada uma das experiências que nossos clientes têm vivido conosco é fundamental apostar todas as nossas fichas na COMUNICAÇÃO, CUSTOMIZAÇÃO, PERSONALIZAÇÃO e INTRODUÇÃO DE SERVIÇOS não apenas nos setores dedicados exclusivamente ao atendimento ao cliente mas em todos os departamentos de nossa empresa, pois ao final do dia todos eles somente existem em virtude da existência da pessoa mais importante do mundo para qualquer negócio que é o CLIENTE.

Se você quiser saber mais sobre uma das opções mais preferidas por seus clientes e prospectos, convido você a participar de um webinar para saber o quão eficaz e fácil eles podem ser configurados e por que tantos estão fazendo isso. Deixe seu e-mail nos comentários.

Vamos em frente!

Alexandre Dus

Especialista na Área Financeira e analise de resultados - Foco maior "Lucro"

6 a

A pouco tempo impor ao cliente a visão do empreendedor já está em desuso, quem fizer o contrário vai sair na frente. Sucesso!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos