Escuta ativa para se destacar na carreira.

Escuta ativa para se destacar na carreira.

Me acompanhe nessa história. Acontece algo inusitado no seu trabalho, por exemplo, alguém cometeu uma falha grave que você descobriu e agora precisa decidir como corrigir e se a pessoa deve ser responsabilizada. Você procura alguém para dividir o problema e se consultar a respeito do que deve fazer. Começa a contar o caso e a pessoa está dispersa, olhando para os lados, mexendo no celular ou agitada. Você percebe que ela não está prestando atenção em você. Complicado confiar uma decisão difícil a quem não está 100% com você, certo?

Agora vamos fazer a mea culpa. Quantas vezes nós mesmos não estamos presentes quando alguém está falando conosco? Enquanto alguém fala estamos pensando no que vamos fazer mais tarde, no trabalho que temos que terminar ou já projetando uma resposta para o que está sendo dito, sem nem mesmo saber qual será a conclusão da pessoa. Eu já fiz isso muitas vezes, e você?

Essa é a diferença entre escutar e ouvir. É fundamental conhecer esse conceito, seja na vida pessoal ou profissional. Mas pensando no ambiente de trabalho, onde você precisa identificar oportunidades a serem resolvidas, inovações a serem implementadas, soluções novas para os problemas do dia a dia, ou para influenciar pessoas é muito importante ter a habilidade de escutar e não apenas a de ouvir.

Ouvir remete ao sentido da audição. Um copo cai e você ouve. Um tambor toca e você ouve. Ou seja, você identifica que um som aconteceu. Apenas isso. Agora, escutar é muito mais que isso! Escutar significa interpretar o que está sendo dito. Para isso, é necessário prestar atenção no outro. Você consegue ler e interpretar um texto complexo enquanto está prestando atenção em uma palestra com outro assunto? Imagino que não. Quando alguém conversa com você é a mesma coisa. Se sua mente estiver em outro lugar, você não conseguirá interpretar o que está sendo dito.

Além disso, existe a escuta ativa. Não é apenas se concentrar no que está sendo dito. É também esvaziar a mente de qualquer outra coisa, principalmente do vício de já projetar uma resposta para o que está sendo dito. Quando você faz isso, volta sua energia para o que irá dizer e deixa de escutar o restante da explicação. Nesses casos, pode entender errado a mensagem, pode interromper uma sugestão que seria uma inovação ou melhoria mais adequada do que a atual. Pode perder oportunidades preciosas.

Então, pratique a escuta ativa. Quando for conversar com alguém esvazie sua mente e se concentre no que está sendo dito. Quando a pessoa terminar, processe o que foi dito e aí responda. Isso vai te destacar no meio da multidão porque poucas pessoas desenvolvem essa competência. E no ambiente de trabalho pode ser um trampolim para o seu crescimento na carreira.

Julio Herdy Costa

Veja as competências que vão te ajudar a crescer na carreira!

www.analistaexecutivo.com.br

Simone Borba

Instrutor de aprendizagem na SENAC RN

5 a

Olha Ana Paula

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos