ESG NO CENTRO DA ESTRATÉGIA - Como Inovar e Gerar Resultados Sustentáveis
Nesta semana eu tive uma rica e gratificante experiência. A convite do Sistema Fiems , tive o privilégio de fazer uma palestra para um conjunto de empresários da indústria sulmatogrossense, sobre um tema que tem sido objeto dos meus estudos há um bom tempo, que é a sustentabilidade em sentido lato.
A palestra aconteceu durante o I ESG TALK, evento criado pelo Núcleo ESG-FIEMS, com o propósito de promover um debate virtuoso sobre a temática ESG, como instrumento de partilha de experiências e práticas ESG no ambiente industrial.
Coordenado pela Claudia Borges, MSc , o Núcleo ESG-FIEMS tem contado com o suporte no Núcleo ESG-FIEC, que por sua vez é coordenado pela Alcileia Farias . Importante ressaltar que o Sistema FIEC foi pioneiro no Sistema Indústria brasileiro na implantação de um equipamento dentro da sua estrutura organizacional, voltado especificamente para a tratar das questões relacionadas à cultura ESG e de Sustentabilidade. E por conta disso, tem sido demandada por outras federações do país, para auxiliar-las na implantação de equipamentos semelhantes
.É na condição de Consultor ESG do Sistema FIEC , que eu tenho sido convidado para contribuir com a motivação e partilha de conhecimentos técnicos especializados sobre essa temática. A experiência no desenvolvimento do modelo do núcleo para a federação cearense, possibilitou a construção de um know-how que nos credencia a trocar ideias com outras federações, a exemplo do que estamos fazendo em Campo Grande/MS.
Durante o I ESG TALK eu tive o privilégio de trocar algumas experiências com três empresas que foram selecionadas pelo Núcleo ESG-FIEMS para compartilhar suas histórias com o público presente ao evento, que foram a Real H Nutrição e Saúde Animal , na ocasião representada pela SOLANGE KULHAWA; a Ambiental MS Pantanal , representada pelo Paulo Antunes Antunes , e a Angí Chocolates .
Recomendados pelo LinkedIn
Um dos pontos que procuramos ressaltar durante a palestra e o debate subsequente, foi a importância de ter o ESG como parte integrante da estratégia da empresa. Também ressaltamos a necessidade de se incorporar a temática à cultura organizacional.
Na ocasião eu tive o privilégio de compartilhar o palco com a amiga Alcileia Farias , que fez uma bela palestra onde destacou as inúmeras oportunidades de negócio geradas pela adoção de práticas ESG na indústria.
Também destacamos o passo a passo para a implantação de uma cultura ESG no ambiente industrial, indo desde o diagnóstico até a publicização dos resultados, passando pela definição de metas, materialidade, governança e monitoramento.