ESG E CAPITALISMO CONSCIENTE
ESG E CAPITALISMO CONSCIENTE
Nesta semana foi ministrado uma aula pela palestrante FRANCINE PÓVOA no curso CES – Conselho Executivo da Saúde sobre ESG e CAPITALISMO CONSCIENTE – BOARD ACADEMY BR uma aula com muito conhecimento técnico e expertise no assunto.
ESG – (Environmetal, Social and Governance), refere-se a uma grande tendência e uma necessária resposta das empresas frente aos desafios da sociedade contemporânea.
O que é ESG PARA A EMPRESA?
E= MEIO AMBIENTE – PRESERVAÇÃO DA TERRA
Para se enquadrar nessa categoria é preciso ter iniciativas de proteção dos recursos naturais para impactar positivamente no ambientalismo
S= SOCIAL (social) – ENGAJAMENTO SOCIAL
Elabore políticas publicas para iniciar na sociedade desde a diversidade no meio ambiente de trabalho até projetos para reduzir a desigualdade corporativa
G= GOVERNANÇA (Governance) – MÉTODOS DE GOVERNANÇA
Invista em mecanismos para impedir casos de corrupção, discriminação e assédio, de maneira a conceber ações mais justas e humanas.
Contudo, adotar práticas de ESG deve fazer parte de um processo mais profundo, enraizado no propósito da empresa, ultrapassando todas as barreiras da obrigatoriedade legal, campanhas de marketing ou realizar projetos a partir de departamentos autônomos, de forma isolada e desarticulada.
Ao se basear na sustentabilidade como estratégia e gestão, as empresas devem criar uma forma diferenciada de fazer negócios, incorporando a cultura consciente da companhia em todas as suas entregas, buscando melhorar seus processos internos para reduzir os impactos ambientais que possa estar gerando ao meio ambiente e criar uma agenda sustentável.
Recomendados pelo LinkedIn
O novo conceito de gestão de negócios integra as três esferas da sustentabilidade (ambiental, social e econômica) e devem incluir o domínio da governança e da inovação em sua pasta para alcançar resultados intangíveis gerando EMPRESAS CONSCIENTES.
CAPITALISMO CONSCIENTE.
Os pilares do Capitalismo Consciente nas empresas:
O Capitalismo Consciente é uma prática na condução de negócios - aplicada na sua maioria por grandes empresas, corporações, entidades sem fins lucrativos e outras organizações – que cria simultaneamente diferentes valores para todas as partes interessadas (ou stakeholders) como financeiro, intelectual, social, ecológico e social.
As empresas conscientes investem práticas de ESG para o alcance de seu propósito maior, avaliando como as suas atividades podem impactar de forma positiva a vida das pessoas, ao mesmo tempo que têm cuidado com a sociedade e ao meio ambiente ao seu redor. Por isso buscam promover mais que melhorias de forma pontual e mecânica, contribuindo com a promoção de produtos e serviços que façam a diferença na vida de seus clientes, pensando e potencializando esses benefícios através do uso da inovação, seja ela tecnológica ou não, e ampliando sua responsabilidade na elevação do potencial e habilidade humana.
TRANSFORMAÇÃO DO MUNDO
Ser uma empresa consciente tem mais relação com a descoberta e aplicação do seu propósito, numa entrega de valor agregado à sociedade, indiferente ao porte organizacional. A motivação é intrínseca ao negócio, e isso acontece porque a empresa utiliza sua consciência e inteligência para promover sua perenidade, tornando-se fundamental e relevante no protagonismo em transformar o planeta num mundo melhor, de maneira criativa e inovadora, com paixão pelo ser humano e responsabilidade com o desenvolvimento sustentável.
*Conclusão:
O capitalismo Consciente é uma maneira de se pensar os negócios, que reflete um entendimento mais profundo do porquê as empresas existem, e como elas podem criar mais valor para as pessoas enquanto o ESG fornece um quadro sólido para as empresas adotarem práticas mais responsáveis e sustentáveis
Artigo escrito por: Andréa Amaral Mello – CES – TURMA3 – BOARD ACADEMY BR