ESG: que “bicho” é esse e o que nós temos a ver com isso?

ESG: que “bicho” é esse e o que nós temos a ver com isso?

O ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) é a mais recente menina dos olhos dos investidores e vem sendo adotado por empresas em todo o mundo. A sigla surgiu oficialmente em 2005, em uma conferência liderada por Kofi Annan, secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU). A política de ESG adotada pelas empresas tem referenciado mundialmente a tomada de decisão desses investidores.

A Biomovement Ambiental, que tem por princípio atuar sob os pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável, tem total sinergia com as práticas do ESG. A empresa trouxe ao Brasil a tecnologia Homebiogas, presente em mais de 100 países, promovendo a gestão adequada dos resíduos orgânicos. 

Nos biodigestores acontece o processo de decomposição de matéria orgânica por organismos vivos (bactérias anaeróbicas). O resultado desse processo é a geração de biogás, composto principalmente de metano, e de um resíduo líquido natural (biofertilizante) rico em matéria orgânica. Ou seja, o que antes seria descartado, passa a ser um insumo para uma outra cadeia com valor econômico e promovendo benefícios sociais e ambientais.

Nesse contexto, é notório que a Biomovement atende ao E, de Environmental (Ambiental), da sigla ESG, que faz referência às práticas adotadas pelas companhias visando a preservação: controle de emissão de carbono, preocupação com questões climáticas, impacto da produção, gestão de resíduos, ações voltadas à Economia Circular, entre outras.

O ciclo sustentável dos biodigestores soluciona a questão do descarte e tratamento do resíduo orgânico, evita a superlotação de lixões e aterros e a contaminação do meio ambiente, minimiza as emissões de gases de efeito estufa e melhora a qualidade da terra para o cultivo além de gerar economia e bem estar para quem se beneficia do biogás gerado para cozinhar. Trata-se de uma solução autônoma, independente de energia elétrica, de fácil instalação acima do solo e sem a necessidade de obras civis. Ou seja, uma solução imediata para ambientes onde ainda se cozinha com lenha e/ou carvão vegetal e onde não há coleta de resíduos.  

Além disso, e reforçando a questão do saneamento básico, o biogestor pode ser acoplado a um vaso sanitário adaptado, o Bio Toilet, que a Biomovement Ambiental também representa com exclusividade para o Brasil. Com isso, é possível tratar também as fezes humanas as transformando em biogás para cozinhar. Esse sistema, que também independe de grandes obras é a solução imediata para o saneamento, pois e totalmente desconectado das redes de esgoto, não precisa de água pressurizada e/ou energia elétrica, promove a economia de água com descargas de 1,2 litros por acionamento e traz para quem no século 21 não tenha um banheiro dignidade, saúde e segurança e qualidade de vida que a é a realidade de muitas pessoas e comunidades que vivem nas mais diversas e remotas regiões do Brasil sem saneamento.

Ou seja, as tecnologias representadas pela Biomovement também atendem ao S, que faz referência ao Social, causando impacto positivo na comunidade, promovendo saúde, segurança e o respeito aos Direitos Humanos e à inclusão.

Por fim, o G, de Governança, está ligado aos preceitos da ética e da transparência, ou seja, envolve clareza na relação com acionistas, poder público e sociedade, com exigências enfáticas nas questões anticorrupção. Por trabalhar dentro dos preceitos de governança e complience, a Biomovement Ambiental é o parceiro ideal para as empresas que, além de atuar comercialmente, ainda fazem a diferença para a sociedade e para o meio ambiente e impulsionam a economia, completando de forma positiva o tripé da sustentabilidade com produtos ambientalmente corretos, socialmente inclusivos e economicamente lucrativos.

Para saber mais acesse www.homebiogas.com.br


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos