eSocial está em fase de homologação
Em workshop realizado em 10/fevereiro/2017, pela InterSystem e pelo SinSaudeSP, Samuel Kruger afirmou que o sistema está em fase de homologação e que o ambiente de pré-produção, conhecido como base-teste, será disponibilizado em julho de 2017.
Ao questioná-lo sobre os rumores de que sairão novo manual e leiaute, o supervisor nacional do eSocial na RFB (Samuel Kruger) afirmou que não haverá alteração dos campos do sistema. O novo manual a ser divulgado terá maiores explicações, visando responder às duvidas dos contribuintes, e o novo leiaute (2.2.01) somente terá correções de português e de interpretação, por ex.: quando um campo é ou não obrigatório.
Assim, aumentam as chances de o eSocial efetivamente entrar em vigor em 2018. Embora os representantes do governo que estiveram presente (RFB, MTE e MPS) tenham afirmado que a data de 1º/01/2018 está mantida como início da obrigatoriedade para empregadores e contribuintes que tiveram faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016, com tantas prorrogações fica difícil acreditar que não haverá nova prorrogação depois da divulgação da base-teste.
Nas palavras de Samuel Kruger, estando os sistemas aptos a enviar as informações por meio do eSocial, devem ocorrer poucas alterações no dia-a-dia dos departamentos envolvidos. Entretanto não é bem o que temos visto...
Apesar de o eSocial não alterar a legislação acredita-se que com a entrada em vigor desse sistema aumentarão significativamente os autos de infração e as fiscalizações, já a cultura brasileira não é de cumprimento dos dispositivos legais e com o eSocial o governo terá dados para auditar digitalmente as informações encaminhadas,
Téc em segurança do trabalho desde 1998, mãe e Futura engenheira de Produção!
7 aDesejamos que o Esocial seja a manutenção das empresas na sua plenitude e não só uma fabrica de multas.