Especial Mudança: Foto do perfil
Em busca da proposta de valor pessoal.

Especial Mudança: Foto do perfil

Qual é a imagem do seu produto?

Esta semana eu gastei um tempo olhando fotos e fotos atrás de uma que eu pudesse usar para atualizar meu LinkedIn. E confesso, mudei mas não gostei. No último post (séculos atrás), eu já havia falado que teria que atualizar meu perfil, porque algumas coisas na minha vida e na minha carreira haviam mudado, mas eu precisei de algum tempo para amadurecer estas mudanças, reconhecê-las e então documentá-las no perfil. Algo que comecei a fazer ontem e que me colocou em uma montanha russa de sentimentos. A mudança é algo que me assusta, é deliciosa, mas assusta. E como é um tema muito grande, eu vou tratá-lo em pedacinhos. O primeiro deles é a foto.

Fabíola's Brito profile picture showing her stand with crossed arms and a light smile dressing a black coat.

A foto do perfil do LinkedIn é algo muito especial. Ela precisa refletir todas aquelas características que o mercado valoriza, mas também precisa conter um ser humano de verdade. Pelo menos a partir do meu ponto de vista. Então, ela precisa me apresentar como uma profissional dinâmica, dedicada, equilibrada e experiente, mas também precisa apresentar meu lado irreverente, alegre e extremamente social. Daí o sorriso na foto antiga e a cara de tonta na nova. É tudo verdade. Eu posso ser expansiva e séria com o meu trabalho ao mesmo tempo. Eu posso ser amorosa e carinhosa com meus colgas de trabalho e não perder os prazos. Juro! É possível! E acredite, mais que tudo, eu posso ter 1,50m de altura e fazer um auditório inteiro ficar em silêncio enquanto eu falo! Hahahahahaha E isso tudo TEM que aparecer na minha foto. Nossa como é difícil. Eu até gostei da imagem que coloquei, mas ela ainda não transmite isso. Tem alguma coisa a ver com esse cabelo longo, essa postura... A busca continua.

E você? Como escolhe/escolheu sua foto do perfil? O que você acredita que a sua imagem está informando para o mundo? Estas são perguntas que a gente normalmente não se faz. Comumente nós olhamos outras fotos, de outros profissionais e tentamos copiá-las, mas nem sempre o que eles escolheram como proposta de valor do produto que eles são e representam tem a ver com a nossa proposta de valor. Desta forma, a pergunta que eu me fiz ao longo dos últimos seis meses foi: qual a minha proposta de valor? O que eu tenho a oferecer de verdade? E eu te convido a se fazer a mesma questão. Use o que você tiver à mão para te ajudar nesta resposta, porque ela não é fácil e virá lentamente. Eu usei um livro que eu gosto muito como guia, mas acabei criando meu próprio quadro muito louco, que não foi devidamente fotografado por motivo de reforma no escritório (continua no Especial Mudança). O que eu aprendi fazendo este exercício é que a minha proposta de valor reside em dois pilares. Simpatia e Atenção. Esta proposta de valor se aplica a todos os serviços que eu presto, de consultoria à sala de aula. Eu sei que parece meio clichê e batidão, mas não é.

A book Business Model You over a table, with a red glass over it and pens and other office stuff around.

Quem me conhece sabe que eu SEMPRE tenho um sorriso a oferecer, é mais forte que eu. Veio escrito no DNA. Também sabe que eu falo alto, forte e muito, mas o que pode passar despercebido é que eu sou apaixonada por ouvir. Eu amo conhecer as estórias das pessoas. Pode me contar a sua, eu vou ouvir cada linha! E cada alegria e cada medo seu serão como meus imediatamente. E essa característica foi um dos grandes motivadores para que eu me tornasse jornalista e foi responsável pelos momentos mais felizes da minha carreira. (Ariano Suassuna eu sempre vou te amar!) Isso passa despercebido porque o mundo corporativo não nos dá muito espaço/tempo para ouvir, afinal tempo é dinheiro e a valocidade na resposta é o mais importante neste contexto. Porém, quando ele nos permite (e a consultoria é ótima neste aspecto) as propostas se tornam melhores, bem personalizadas, mais próximas da necessidade do seu público e por tanto, mais factíveis de se tornarem sucesso absoluto.

E agora que contei um pedaço da minha história, quer compartilhar a sua comigo? Qual é a sua proposta de valor? Qual é a imagem do seu produto? 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fabiola Brito

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos