Especialista em bovinocultura de corte comenta nutrição do gado na seca
O Médico Veterinário e Zootecnista José Augusto Luiz foi o convidado da pré-estreia do podcast “Agro 98”, que integra o projeto “Brasil 100% Agro”, da RAF Comunicação, agência de marketing especializada em agronegócio. José Augusto atua no Alto Paranaíba, uma das regiões mais produtivas do Triângulo Mineiro, notadamente na pecuária.
quem não se adapta aos novos tempos, sai da bovinocultura.
Segundo o especialista, falta planejamento para enfrentar a baixa oferta de forragem na estação seca, quando as condições climáticas afetam a qualidade e o teor de proteína do capim. Especialmente na ausência prolongada de chuva, a grande estratégia é utilizar a ração de boa procedência.
José Augusto analisou também a previsão de seca mais acentuada neste ano, recomendando fazer um excelente planejamento forrageiro. “Na maioria das vezes, o pessoal não faz o dever de casa”, diz.
Independentemente da região em que o produtor esteja, os desafios são os mesmos, e é necessário investir em tecnologia para não perder desempenho.
O especialista explicou, ainda, as fases de cria, recria e terminação. Comentou as diferenças na nutrição durante a seca para o gado a pasto e de confinamento. Disse, por fim, que milho, sorgo, soja e cana são ótimos para a alimentação do gado quando utilizados da maneira correta.
José Augusto Luiz finalizou com um alerta: quem não se adapta aos novos tempos, sai da bovinocultura.