Esperança em demasia, gera fracasso!
A única certeza que você pode ter para o dia de amanhã é o fracasso! Vanicir você vai me deprimir no artigo de hoje? Não. Não vou!
Estamos vivendo essa onda de treinamentos que vivem dizendo que você tem que ser positivo, pensar que tudo vai dar certo e blá, blá, blá! Claro que precisa pensar que vai dar certo, é o combustível para fazer acontecer, mas também entenda que pode dar errado! E pelo menos em pequenas proporções, em algum momento, não importa o que seja, vai dar uma “merdinha” que seja. Se não pensou que essa falha poderia acontecer, não vai estar preparado para ela quando acontecer.
Todo mundo falha, mas o bom da vida é que é só não dizer “ops” e seguir em frente. Se não levar em conta que amanhã você vai falhar em algo, quando falhar vais desistir e não seguir em frente sem dizer “ops”, que é o que deve ser feito!
Não sei se você vai conquistar o que você quer. Ninguém sabe. Na verdade, não sei nem se eu vou conseguir realizar meus sonhos. Ninguém sabe. A única coisa que eu tenho certeza é do fracasso. Do meu fracasso e do seu também. De pequenos fracassos pelo menos. Pequenas coisas que acontecerão como não estavam planejadas e que precisarás de resiliência para seguir em frente. ENTENDA QUE O FRACASSO POSSUI AS MESMAS CHANCES QUE O SUCESSO. A mesma probabilidade. Tudo vai depender de como lidar com os pequenos problemas do dia a dia e um dos piores sentimentos para se alimentar nestas horas é a esperança. Para ser sincero, a esperança vai f**** com sua vida.
Esse sentimento malicioso se alimenta principalmente das festas de fim de ano ou das grandes mudanças em nossa vida: quando mudamos de uma cidade para outra, troca de trabalho, de governo e outras mais. É comum tomarmos decisões para mudanças significativas em nossa dieta, relações, comportamentos profissionais, metas no início do ano. Na verdade, nos últimos dias do ano assumimos veementemente que a partir do dia primeiro tudo será diferente.
Ao mudar de cidade ou em uma troca de governo, sempre esperamos que as coisas melhorem. Pensamos coisas do tipo:
- Agora vai ser diferente.
- As coisas irão melhorar.
- As oportunidades aparecerão!
Nós sabemos o resultado disso, não é verdade? As coisas nunca mudam, somos nós que as mudamos. Nossas atitudes, posicionamentos, ações diante o que queremos para a nossa vida. E mesmo com todo conhecimento possível iremos falhar. IREMOS FRACASSAR. PEQUENOS FRACASSOS que podem não interferir no resultado final se eliminar agora a esperança da sua vida.
Esperança é ter a expectativa de que algo bom aconteça no futuro, segundo a definição do dicionário. Esta também é a definição do efeito mental deste sentimento. Quando alimentamos a esperança, ficamos com a sensação de que algo místico ou um milagre religioso acontecerá resolvendo nossos problemas como em um passe de mágica. Eu e você sabemos bem que isto não vai acontecer.
QUANTO MAIS ESPERANÇA TIVER, MAIS PERTO DO FRACASSO ESTARÁ!
Substitua esse sentimento por CONVICÇÃO. É claro que não é tão simples assim, já que somos programados em todos os pilares, desde crianças, para sermos esperançosos. NEGOCIE COM SUA MENTE.
A melhor forma de se sobrepor a esperança com convicção é a elaboração de metas, ou seja, definir o que deseja, colocar no papel e praticar.
AJA! Faça por merecer. Tenha atitudes que te levem ao que quer. Planeje suas metas com o maior número de detalhes possível e por fim seja resiliente com os fracassos, ou pequenos fracassos que com certeza acontecerão.