ESPERANÇA SÁBIA
Finding Hope by Heidi Dwyer

ESPERANÇA SÁBIA

Paul Tillich, filósofo e teólogo, em uma pregação em 1965 disse: "a esperança é fácil para o tolo, mas difícil para o sábio". Por que é fácil para o tolo? Porque o tolo vive na expectativa de melhoria, criada na mente, fantasiada nos sonhos, mas que nada tem a ver com a realidade. A esperança tola é a atitude de ignorar ou negar os problemas ou desafios que enfrentamos, fingindo que tudo está bem ou que as coisas vão dar certo automaticamente. É uma forma de se iludir ou se esconder da realidade. A esperança tola pode nos deixar vulneráveis e despreparados para lidar com os problemas da vida de maneira eficaz, porque está estabelecida sobre o fatalismo.

Já a esperança sábia é uma atitude mais realista e equilibrada. Ela nos permite enfrentar os desafios da vida de maneira otimista, mas sem ignorar ou negar os problemas que enfrentamos. A esperança sábia nos dá força e motivação para continuar lutando pelos nossos objetivos e sonhos, mesmo quando enfrentamos obstáculos ou adversidades.

Em toda mudança de ano, promessas são feitas em várias áreas da vida. Muitas dessas promessas são fantasiosas e o ano passa sem que nada aconteça. A sabedoria está em ser intencional na busca das mudanças, coerente com os valores pessoais, perseverante e resiliente, no enfrentamento de qualquer obstáculo.

Esperança não é um conceito estático. Pelo contrário, é uma busca constante de fatos que não vemos mas que estão lá, e uma sistematização de projetos que nos ajudam a nos aproximarmos do esperado, proativamente.

Como você reage a isso?

Antonio Nasser

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos