Espessura e Compactação dos Concretos Asfálticos. Não ouse trata-las separadamente, você estará caminhando para o insucesso do seu pavimento.

Espessura e Compactação dos Concretos Asfálticos. Não ouse trata-las separadamente, você estará caminhando para o insucesso do seu pavimento.

INTRODUÇÃO

A compactação adequada de misturas asfálticas durante o processo de construção tem sido reconhecida como crítica para o desempenho satisfatório dos pavimentos de asfalto e uma compactação inadequada pode resultar em falha prematura de uma boa mistura asfáltica.

A compactação é definida como “o processo pelo qual o volume de ar em um concreto asfáltico é reduzido usando forças externas para reorientar os agregados que o constituem, de forma a deixá-los melhor agrupados (embricados).

A água das chuvas penetra em camadas com maior volume de vazios.

A intenção da compactação é aumentar a densidade da mistura, reduzindo os vazios de ar que permitem a infiltração de ar e água no pavimento, e agrupando os agregados para aumentar a estabilidade. Quando os vazios de ar diminuem, a densidade aumenta. Alguns vazios de ar são necessários em um pavimento para permitir a expansão do ligante asfáltico quando submetido a altas temperaturas de serviço, mas um excesso de vazios de ar permite que a água e o ar fluam através do pavimento.

O excesso de ar na camada pode aumentar a taxa de oxidação do ligante asfáltico, aumentando sua fragilidade e aumentando as chances de trincar.

A umidade que entra no pavimento pode causar o deslocamento da película asfáltica, o que reduz a resistência e a durabilidade do pavimento. Alcançar a faixa adequada de densidades (ou vazios de ar) tem efeitos positivos na estabilidade, durabilidade, vida de fadiga e resistência a trincas térmicas, flexibilidade, impermeabilidade e resistência aos danos causados pela umidade.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A capacidade de compactar adequadamente um concreto asfáltico depende de uma série de fatores, incluindo as condições ambientais no momento da construção (temperatura do ar e da base), mistura e propriedades estruturais (tamanho do agregado, forma ou textura e graduação, tipo de ligante asfáltico, temperatura da mistura, aumento ou redução de espessura) e operações de construção (número e tipo de rolos, padrões de rolos, etc.).

A relação entre a espessura da camada e o diâmetro máximo do agregado da mistura é reconhecidamente um fator chave que afeta a capacidade de compactar uma dada mistura em uma determinada aplicação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Existem três aspectos relacionados a espessura do pavimento que são importantes durante a construção:

  • a espessura total da camada, que afeta o resfriamento da aplicação;
  • a relação entre a espessura do pavimento e o tamanho máximo do agregado; e
  • a uniformidade da espessura do pavimento pronto.

Espessuras irregulares, como ao pavimentar sobre uma camada subjacente irregular, podem resultar em densidades variáveis ao longo do pavimento.

Oí Eduardo, quanto tiempo meu amigo. É verdade, durante a execução deve-se garantír o grau de compactação de uma mistura de CAUQ, cuidando os aspectos geométricos, espessura, tamanho máximo do agregado, etc, para poder assegurar o bom desempenho do pavimento. Mas também é importante lembrar que o "alvo" e o Controle de Qualidade através da densidade de laboratório, moldeando CPs para um projeto con criterio Superpave de dosagem, usando compactador giratorio-SGC (para nada soquete). Bem como a determinação da Densidade Máxima pelo método RICE. Como a gente sabe, estes procedimentos simulam melhor a compactação em campo.

Marcelo de Sousa Baldez da Silva

Encarregado de Laboratório de Solos e Asfalto

5 a

Parabéns Luiz Henrique,um post de extrema importância para quem busca excelência nas execuções de serviços pertinentes ao assunto.

Jáeser de Souza Nascimento

Engenheiro Civil e Geotécnico | Expertise no setor de Óleo & Gás: Elaboração de Projetos, Gestão de Contratos, Inspeções em Faixas de Dutos | Obras Geotécnicas e de Recuperação Estrutural.

5 a

Excelente trabalho. Obrigado por compartilhar conosco um pouco do seu conhecimento técnico.

Carin Kutchma Poujo da Silva

Arquiteto | Projetista | Urbanismo | Engenharia Urbana | Infraestrutura Rodoviária | Túnel | PPCI | BIM | Revit | Civil 3D | Analista de Projetos | Compatibilização

5 a

Adorei seu post. Agrega conteúdo. Você tem artigo sobre pavimento drenante? Obrigada 🙏

Marcela E. Graciano

Engenheira Civil na Britagem Vogelsanger

5 a

Material excelente! E qual seria a temperatura ideal do CBUQ para dar início ao processo de compactação (rolo chapa e de pneus)? 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos