Espírito natalino deve durar o ano todo.
” Motivar a equipe é sempre uma boa estratégia ”
Para uma grande parte da população, o espírito natalino só começa a dar as caras lá por meados de outubro e começo de novembro. Entretanto, para os que trabalham em um ambiente corporativo, o Natal pode vir bem antes, de diversas maneiras e em momentos diferentes. Na verdade, ele pode vir até o ano todo.
Se partirmos do princípio que determinados produtos vendidos no Natal devem ser produzidos em maior escala para estarem nas prateleiras a tempo, é fato que, por trás disso, existem pessoas que se preparam bem antes da época natalina, pois deve haver um planejamento que envolve o setor de compra, venda, jurídico, produção etc. Consequentemente, por detrás de tudo isso, estão metas, bônus, líderes, subordinados, gerência, diretoria, presidência e por aí vai.
O Natal é uma época em que muitas empresas “saem do vermelho”. Mas, para isso acontecer, é necessário muito empenho de todos. Se o empenho será grande ou pequeno, vai depender se a equipe está motivada ou não.
A motivação no ambiente corporativo é sempre um desafio para as empresas. Na época de Natal ainda mais, pois a pressão para cumprir as metas pode se tornar bem estressante. Então, como lidar com este momento tão importante para a empresa e ao mesmo tempo tão estafante para o colaborador?
Se a empresa tiver bem claro quão importante é cada pessoa por trás da meta, este colaborador se esforçará ao máximo para poder passar o Natal com sua família sabendo que cumpriu seu papel profissional e que foi reconhecido por isso. Sendo assim, não fica muito mais simples administrar a situação?
Para muitas pessoas o Natal significa harmonia, paz, família, e é sabido que muitos passam mais tempo na empresa do que em seus próprios lares. Desta forma, por que não levar este clima para a empresa?
Motivar o ser humano – e não o funcionário – e reconhecer seu empenho é muito mais que dar uma bonificação, é mostrar a ele que seu papel é fundamental para o sucesso da organização. E se isso for feito, pode ter certeza, você poderá contar com este colaborador sempre e com seu máximo de engajamento.
Tirar proveito (no bom sentido) do momento natalino na empresa para motivar a equipe não só é uma boa estratégia, como também uma forma de entender que os sentimentos nesta época estão aflorados e que precisam ser cultivados para renderem frutos o ano todo. Acredite, funciona!
Feliz 2019!
* Carla Verna é psicóloga e palestrante especialista em qualidade de vida, gestão de equipes, inteligência emocional, motivação e SIPAT.